Alunos vão à exposição do fotógrafo Sebastião Salgado

Publicado em 12 de novembro de 2013 às 17:43

O Colégio Dante Alighieri levou, nos dias 6 e 7 de novembro, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à exposição “Genesis”, no Sesc Belenzinho. O material exposto – 245 cenas registradas pelo fotógrafo Sebastião Salgado – tem a curadoria da esposa do profissional, Lélia Wanick Salgado.

O projeto do fotógrafo também virou um livro com 520 páginas (33,5 cm de altura e 24,3 cm de largura), resultado de 32 viagens e oito anos de trabalho. A obra, cujo título remete ao “Gênesis”, da Bíblia, retrata diversos locais do mundo, entre lugares inóspitos, regiões com predomínio de diferentes animais e áreas habitadas por tribos.

A produção foi dividida em cinco partes: “Santuários”, “Planeta Sul”, “África”, “Terras do Norte” e “Amazônia e Pantanal”. A viagem começa em Santuários, que traz imagens da viagem de Sebastião às Ilhas Galápagos, motivada pela vontade do fotógrafo de iniciar o trajeto em uma região de peculiar importância para os estudos do cientista Charles Darwin sobre a evolução das espécies. Já em “Amazônia e Pantanal”, as lentes fazem o registro do cotidiano de tribos do Xingu.

A coordenadora do Departamento de Artes, professora Maria Beatriz Perotti, explicou que os alunos do 9º ano estudam fotografia, o que serviu de estímulo para a visita à exposição. “Eles começam a ver temas relacionados à fotografia ainda no 8º ano, trabalho que se estende ao ano seguinte. É fundamental levá-los para conhecer o trabalho de diversos artistas, e, nesse caso em particular, não poderíamos deixar de visitar a exposição, que está oferecendo o trabalho de ninguém menos que Sebastião Salgado”, explicou.