Alunos praticam observação no Parque Trianon

Publicado em 10 de março de 2014 às 14:07

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental participaram, no decorrer de fevereiro, de uma atividade de campo no Parque Trianon. A partir de explicações históricas sobre o espaço, cujo nome oficial é Parque Tenente Siqueira Campos (militar participante do Movimento Tenentista), eles analisaram o meio ambiente, destacando o contraste entre natureza e urbanização, e dando sequência a ensinamentos que obtiveram em sala de aula.

Essa atividade, realizada anualmente com alunos do 6º ano, busca aguçar o poder de observação dos estudantes, dando-lhes a oportunidade de realizar pesquisas fora da sala de aula – sem esquecer, é claro, o fato de o Parque Trianon, com riquíssima flora, ficar em frente ao Dante.

O coordenador do Departamento de Geografia, professor Everaldo Vellardi, explicou a importância de os alunos praticarem a observação crítica. “Em primeiro lugar, eles aprendem a observar e enxergar o que os rodeia. A partir daí, começam a discernir o que é elemento natural, como as árvores originais daquele espaço, e o que provém de ações humanas, como bancos e árvores plantadas”, explicou.

No mesmo passeio, os alunos observam elementos arquitetônicos de épocas distintas para identificar mudanças na paisagem social. “Eles passam a enxergar o que é muito antigo e o que é mais recente. Os postes de luz podem ter seus 100 anos, mas há objetos mais novos, que já acompanham o espírito da sustentabilidade e da reciclagem”, explicou.

Outra vantagem do parque, segundo o prof. Everaldo, é o estímulo aos diferentes sentidos do corpo humano. “O único sentido que eles não usam é o gustativo, pois eles tocam, ouvem, veem e cheiram o meio ambiente. Mostramos várias espécies de plantas e vamos a ambientes mais escuros e úmidos, em que se ouvem menos os carros e mais os pássaros, por exemplo.”