Alunos participam de evento sobre física de partículas

Publicado em 16 de março de 2015 às 10:54

Um grupo de 10 alunos do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri participou nos dias 10 e 11 de março do Masterclass 2015, evento sobre física de partículas realizado no Núcleo de Computação Científica no auditório do IFT-Unesp (Instituto de Física Teórica), em São Paulo. No encontro, que também contou com diversas escolas do interior do estado, os alunos receberam orientações sobre o trabalho da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), o que foi enriquecido pelo estudo e análise dos dados de partículas encontradas no famoso acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider).

No primeiro dia da programação, os estudantes assistiram a uma aula conceitual, em que foram apresentadas noções básicas sobre as partículas subatômicas e a forma pela qual são estudadas. Eles descobriram, por exemplo, que todos os dados coletados no CERN são enviados para uma rede de computadores em diferentes países, entre os quais o Brasil.

Em outra atividade, os alunos se separaram dos professores e testaram alguns experimentos como a câmara de nuvens – um dos métodos de identificação de partículas subatômicas criado pelo físico Charles Thomson Rees Wilson na Universidade de Cambridge, que lhe rendeu um Nobel de Física em 1927. Os professores, por sua vez, estudaram o software de análise de colisão de prótons usado no CERN.

A professora Cristiane Tavorallo, do Departamento de Física, destaca que a atividade coloca os alunos diante de um conhecimento que está em alta nos dias de hoje. “O mérito deste evento está em apresentar os estudantes à física de partículas e coloca-los em contato com um assunto relativamente novo, que ainda é pouco abordado na maior parte das escolas brasileiras”, comentou.

No segundo dia, aos alunos é que coube, desta vez, aprender identificar e analisar as partículas encontradas no CERN, como o Bóson de Higgs – apelidado de “Partícula de Deus” por trazer mais informações a respeito da origem do Universo. O programa ainda incluiu uma videoconferência com outros países participantes do projeto para comparar as amostras coletadas. Por fim, os alunos utilizaram cartas e dados para relembrar o que aprenderam, e os professores de todas as instituições se reuniram para discutir técnicas de como levar esse conhecimento para a sala de aula e outros alunos.

Para o professor Fábio Tola, que também acompanhou os estudantes, o evento desperta o interesse dos alunos em uma área da física pouco conhecida. “Foi importante para eles perceberem que o trabalho com partículas não é solitário, mas sim colaborativo e extremamente importante”, afirmou.  “O evento também é uma formação para o professor nos estudos da física e sobre como utilizar essas informações na sala de aula”, completou.

O aluno Victor Ramos de Oliveira, da 3ª série B do Ensino Médio, já esteve em três Masterclass, pois se interessa pelo tema – embora a produção de conteúdo a esse respeito não encontre, segundo ele, espaço suficiente na mídia. “Acho o assunto muito interessante e, no Masterclass, ele é apresentado com detalhes e podemos tirar dúvidas. O que eu mais gosto é analisar as partículas, pois trabalhamos com matéria de verdade coletada no maior acelerador do mundo.”.

A professora Sandra Tonidandel, coordenadora-geral pedagógica do Dante, acredita que o trabalho sirva também para a formação profissional dos estudantes. “Nossos alunos ganham um currículo diferenciado pela participação neste evento com proporções internacionais. Com as analises dos dados, eles ficam mais motivados e percebem sua capacidade em trabalhar com o assunto”, afirmou.

O Masterclass 2015 reuniu perto de cem alunos de nove escolas do estado de São Paulo e contou com a colaboração de cientistas de 210 universidades e laboratórios em mais de 42 países.

no images were found