Alunos mostram talento nos Cursos Livres

Publicado em 5 de novembro de 2011 às 11:41

Com a temporada de cursos se encerrando, alunos apresentam seus trabalhos e conteúdos aprendidos

Aulas, trabalhos, reuniões, provas e estudos no tempo livre. À primeira vista, a vida de um estudante do Colégio parece atribulada. Mas muitos não só estão adaptados a essa rotina, como querem investir ainda mais tempo e dedicação em suas formações. Foi pensando nisso que o Colégio passou a oferecer, há alguns anos, os cursos extracurriculares. Neste ano, foram ministrados 20 cursos, sem contar o de inglês, oferecido pelo Dante em parceria com a escola de idiomas Alumni. Ao todo, 616 estudantes fizeram, em 2011, um curso extracurricular, e 636 participaram das aulas de inglês.

Depois do inglês, os cursos mais procurados são os voltados às artes. Destes, o campeão é o de Ballet Clássico, com 143 alunos matriculados. Como de costume, ao final do ano, os alunos desses cursos fazem apresentações para mostrar aos pais parte das habilidades desenvolvidas. São realizados shows, concertos, exposições e saraus. O evento de encerramento mais visto neste ano foi o do curso de Fotografia, que organizou uma exposição de fotos feitas pelos próprios alunos.. Em frente à Secretaria do Colégio, ficou exposto todo o trabalho dos jovens fotógrafos realizado durante o ano letivo. São imagens que mostram a evolução técnica e artística dos alunos. Cada série autoral compõe um livro personalizado que o aluno leva consigo ao término do curso. A aluna Luiza Martins, da 2ª série A do Ensino Médio, por exemplo, não sabe com certeza que carreira seguir, mas flerta com a gastronomia, área na qual adoraria aliar a arte da culinária à plástica da fotografia, fazendo pratos mais visuais. De acordo com ela,  o curso foi importante para treinar seu olhar e aumentar seu conhecimento da técnica envolvida na fotografia. “Sempre gostei de brincar com a máquina fotográfica, mas apenas com o curso aprendi a medir a luz, pensar no enquadramento e no ambiente para compor a imagem da maneira que desejar”, conta ela, em tom de quem sabe o que fala.

Além do curso de Fotografia, outra novidade da grade foi o de Mandarim, alternativa aos cursos de inglês e italiano, tradicionalmente oferecidos pelo Colégio. Ministrado por professores do Centro de Língua e Cultura Chinesa (Chimbra), o mandarim surgiu devido ao fato de a China ser o maior parceiro comercial do Brasil.

Para 2012 – Segundo a secretária dos Cursos Livres, Lygia Soares, a grade do próximo ano letivo está ainda maior. Serão mantidos todos os cursos realizados neste ano e ainda serão oferecidas pelo menos duas novidades: de Expressão Corporal, para crianças de três a cinco anos, e de Artes, para pessoas com mais de nove anos de idade.

Os cursos estão abertos à participação não apenas de alunos do Colégio, mas de qualquer integrante da comunidade dantiana. “Funcionários, pais e amigos de alunos, por exemplo, também podem participar das atividades”, ressalta Lygia. As matrículas poderão ser feitas a partir de 6 de janeiro, e as aulas começarão no início de fevereiro.