Alunos do Liceo conhecem oportunidades de estudo em renomada universidade

Publicado em 12 de maio de 2023 às 15:09

Disponível em italiano

Localizada em Roma, a Libera Università Internazionale Degli Studi Sociali (Luiss) é uma das mais bem-conceituadas faculdades da Itália nas áreas de economia, administração, direito e ciência política. Para apresentar as oportunidades de estudo oferecidas pela instituição, o Dante recebeu na última sexta-feira, dia 5 de maio, o cientista político Carlo Cauti, que ministrou uma palestra aos alunos do 1º e 2º Liceo Scientifico, no auditório Guglielmo Raul Falzoni.

Nascido na Itália, Carlo tem graduação em ciência política e mestrado em relações internacionais pela Luiss, que o convida eventualmente para dar aula. Mestre em jornalismo pelo Centro Studi Americani (CSA), ele é presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros no Brasil (ACE), além de professor titular de relações internacionais no Ibmec-SP.

Alunos do Liceo do Dante têm palestra com representante da Università Luiss

Em sua primeira visita ao Dante, ele fez questão de elogiar o Colégio e o nível da conversa com os alunos. “É uma escola impressionante, muito bem estruturada e com uma sede histórica maravilhosa. Os estudantes fizeram perguntas bem conscientes que visavam apurar alguns pontos específicos. Eles são interessados e apresentam um nível muito elevado de preparo.”

Ao longo de sua exposição, Carlo contou com o apoio do professor Francesco Felle, que fez contato direto de Roma via internet, para falar sobre os cursos disponíveis e sobre o processo de aplicação para a Luiss. Na segunda parte do evento, Carlo deu uma aula de geopolítica mundial, contextualizando a Guerra da Ucrânia e os conflitos de interesse que envolvem Estados Unidos e China na região do Pacífico.

Professores da Luiss falam sobre a universidade com alunos do Dante

“A ideia foi propiciar aos alunos uma oportunidade de considerarem estudar em uma universidade de excelência, com um preço mais acessível do que muitas faculdades não só dos Estados Unidos e do Reino Unido mas também do Brasil”, disse Carlo. “Além disso, uma vez que agora o Liceo é reconhecido como escola italiana, queremos manter uma ligação direta com esta comunidade tão importante para a Itália.”

Ao término da aula, os alunos receberam kits com materiais da Luiss e puderam estender a conversa com o palestrante, cuja apresentação aguçou o interesse da aluna Sofia Gomiero, do 1º Liceo, que cogita se graduar em direito. “Deu para ver que é uma faculdade com uma estrutura fantástica e é uma ótima opção. Também achei bem interessante o fato de que os alunos estrangeiros podem fazer cursos em inglês e de italiano, para poderem aprender a língua e estudar lá.”

Dante recebe representante da Università Luiss
Representante da Università Luiss visita o Colégio Dante Alighieri