Alunos do Ensino Médio visitam Brasília

Publicado em 14 de junho de 2013 às 13:51

Entre os dias 7 e 9 de junho, 20 estudantes do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri realizaram uma visita a Brasília. Acompanhados do professor Marcelo Spinola e de dois monitores da agência de viagens responsável pela excursão, os alunos estudaram, na prática, aspectos políticos, geográficos e arquitetônicos do Distrito Federal.

Na parte política da viagem, os alunos visitaram vários prédios públicos – desde o Catetinho, primeira residência em Brasília do então presidente Juscelino Kubitschek, ainda na época em que a cidade estava sendo construída, até o Palácio da Alvorada, a atual residência oficial da presidência da República.

Os alunos puderam conhecer a parte interna dos prédios públicos, sempre com monitores que explicavam o significado político do local. “Todas as construções são bem diferentes, bem modernas. Achei muito interessante poder entrar nos prédios e conhecê-los”, disse Lara Stela David Alves, da 3ª série F.

A observação da estrutura dos prédios públicos também contribuiu para a parte arquitetônica da atividade. “É interessante ver o espanto que a arquitetura provoca nos alunos. É grande o encantamento dos jovens com os prédios públicos”, afirmou o professor Everaldo Marino Velardi, coordenador do Departamento de Geografia. A aluna Deborah Laís Abib, da 3ª F, corroborou a visão do professor. “Achei Brasília muito moderna comparada a outras capitais. Achei muito bonita por ser planejada. E as obras do Oscar Niemeyer são demais. Tirei várias fotos para minha mãe, que é arquiteta”, afirmou.

Outro aspecto relevante estudado foi a organização da cidade, dividida em setores. “Um dos motivos que nos levaram a escolher a Brasília foi o fato de ser uma cidade planejada”, explicou o professor Everaldo.

Por fim, os alunos deveriam observar as grandes transformações ocasionadas pela construção de Brasília na região centro-oeste – como na paisagem natural do Cerrado, na ocupação do território e na economia.

“Brasília tinha o objetivo de trazer desenvolvimento econômico e povoamento ao centro-oeste”, disse o professor Everaldo, fazendo um resumo da atividade realizada no Distrito Federal. “A viagem procurou trabalhar os aspectos políticos, arquitetônicos e as transformações espacial e econômica geradas por Brasília na região centro-oeste”.