Alunos do Ensino Médio visitam Anhembi Morumbi

Publicado em 11 de junho de 2013 às 13:19

Como parte das ações realizadas pelo Serviço de Orientação Educacional do Colégio Dante Alighieri para ajudar seus alunos a escolher a carreira profissional que vão seguir, 12 estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio foram conhecer a Universidade Anhembi Morumbi – unidade central – em 7 de junho.

Antes da visita, a Anhembi enviou ao Colégio um questionário a fim de saber qual área profissional englobada pelos cursos da instituição universitária os alunos do Dante gostariam de conhecer – a de ciências médicas foi a escolhida. Contudo, na visita, além dos cursos de saúde, os dantianos ainda puderam ver os setores de arte e de comunicação.

No início da atividade, os alunos do Dante receberam explicações de um monitor sobre o modelo acadêmico da Anhembi, instituição que integra uma rede internacional de universidades chamada Laureate.

Os alunos foram levados, então, para um tour pela universidade, passando, em primeiro lugar, pelo spa-escola, onde são realizadas aulas de cursos como Estética, Naturologia, Podologia e Visagismo. Em seguida, conheceram as salas de anatomia, o estábulo e o hospital-escola do setor de Veterinária.

Após uma rápida passagem pelo estúdio de teatro e dança, os alunos foram encaminhados à Escola de Ciências da Saúde. Lá, tiveram contato com peças sintéticas utilizadas para as aulas de anatomia no laboratório morfofuncional.

Observação e simulação

Outra novidade apresentada aos alunos do Dante foi a sala de observação utilizada pelos professores para avaliarem o desempenho dos universitários em atividades em que estes exercitam, por exemplo, o tratamento dispensado a pacientes durante uma consulta.

Coordenadora do Centro Integrado de Saúde, a profa. dra. Elaine Peixoto conversou com os alunos do Dante e transmitiu um recado da dra. Ana Paula Quilici, ex-aluna do Colégio e atual coordenadora do Centro de Simulação e dos Laboratórios da Saúde da Anhembi Morumbi. Ana Paula estava em viagem profissional e, assim, não pôde participar da atividade.

Coube à professora Elaine conduzir os alunos ao Centro de Simulação para uma atividade prática. Utilizando um boneco (de nome Pedro) que respira, apresenta sinais clínicos e até sofre convulsões, a médica ensinou aos estudantes o procedimento de uma massagem cardíaca e o funcionamento de um desfibrilador (aparelho que só deve ser usado por médicos ou por pessoas que tenham conhecimentos específicos, pois demanda uma avaliação do ritmo cardíaco do paciente).

Após as orientações, os alunos do Dante foram convidados a colocar o aprendizado em prática. Enquanto professores e parte dos estudantes ficaram na sala de observação, quatro alunas aceitaram o desafio e, diante da simulação de um infarto do boneco Pedro, fizeram os procedimentos de massagem cardíaca e de uso do desfibrilador, conseguindo “reanimar” o paciente. “Gostei da atividade. Deu para ter uma experiência de como é ser médica. Parecia que não conseguiríamos salvar o paciente”, disse Gabriela Cristina Ferreira Ribeiro, da 2ª série D, que pretende cursar Medicina.

A professora Elaine ainda falou sobre como se desenvolvem alguns cursos da área de ciências médicas da universidade (são 15 ao todo) e sobre como é o dia a dia de um médico, destacando a importância de atividades práticas durante o curso universitário.

Por fim, os alunos do Dante passaram pela área de Comunicação Social e receberam brindes e lanches da Anhembi.

“Foi a primeira vez que realizamos uma visita com atividade prática. Achei ótima. Cumpriu bem seu papel. Acredito que todos gostaram, mesmo quem não quer fazer Medicina. Toda informação é válida para os alunos neste momento de escolha do curso universitário”, afirmou a professora Elenice Ziziotti, coordenadora do Serviço de Orientação Educacional, que acompanhou a visita juntamente com a orientadora educacional Maria Aparecida Tebecherani.