“Era da criatividade” é debatida com alunos do EM

Publicado em 26 de abril de 2013 às 14:09
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Próximos da época de prestarem vestibular, alunos da 2ª e da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri assistiram, em 24 de abril, a uma palestra sobre o futuro profissional na “Era da Criatividade”. O orientador de carreiras do Istituto Europeo di Design (IED), Alan Moraes, falou sobre o perfil do novo profissional, ressaltando que este se destacará se tiver uma mente criadora (aquela que, segundo ele, tem as ideias e as executa).

Ator, bailarino, ex-apresentador e gestor do Fórum de Profissões, além de ter trabalhado com a administração de eventos ligados ao setor de entretenimento, Alan Moraes também é um dos fundadores da Rede de Economia Criativa (REC). E os primeiros assuntos da palestra foram justamente as carreiras da criatividade e suas novas oportunidades. Logo de início, ele questionou os alunos: vocês já fizeram algo transformador?

De acordo com Alan, o desenvolvimento tecnológico é um exemplo de algo realmente transformador. Assim, depois da Era Agrícola e da Era Industrial, a sociedade está em uma fase de transição da Era da Informação para a Era da Criatividade (que, pelos cálculos do expositor, deve tomar os próximos 30 ou 40 anos da humanidade).

A Era da Informação, disse Alan Moraes, se caracteriza pela ausência de um longo vínculo de tempo do trabalhador com uma empresa, pelo surgimento de novas profissões (como o design) e pela enorme quantidade de informações produzidas, que, a seu ver, podem gerar uma diminuição do conhecimento aprofundado.

A Era da Criatividade

Em seguida, Alan exibiu o vídeo “De onde vêm as boas ideias”, de Steven Johnson, para iniciar a abordagem da Era da Criatividade. O palestrante afirmou que a criatividade está na troca de informações e consiste em inventar, criar, conceber algo. Seus combustíveis são observação e arte.

Sob tal ponto de vista, a economia criativa seria definida como o cenário em que um indivíduo, com uma ideia e com seus talentos cultural e intelectual, muitas vezes agregados à tecnologia, gera dinheiro e desenvolve um local, uma região ou um setor da sociedade.

Na opinião de Alan, este profissional criativo – o profissional do futuro – pensa de forma múltipla (tentando enxergar variados pontos de vista) e trabalha em rede, com infinitas possibilidades de conexões. Seu perfil inclui uma formação em vários aspectos.

Alan Moraes ainda destacou os aspectos disciplinar (tanto no sentido de cumprir horários e metas, quanto no de estudar várias disciplinas) e multifocado (ter um conhecimento profundo de diversas áreas).

Já ao falar da formação sintetizadora (definida como a capacidade de simplificar sem reduzir), o palestrante tratou da diferença entre mente criadora e mente criativa. Em sua avaliação, a primeira concebe diversos projetos e os executa, enquanto a segunda, apesar de apresentar muitas ideias, nem sempre as coloca em prática. Dessa forma, para Alan, o profissional do futuro deve ter uma mente criadora.

Outras formações seriam ainda necessárias: a respeitosa (vista como o respeito à diversidade e aos vários pontos de vista) e a formação ética (considerada no sentido de não abrir mão dos valores e do que é correto em favor da ambição).

Transformar para ajudar ao próximo

Em certo momento da palestra, Alan Moraes pediu que a plateia realizasse um teste chamado dominância cerebral, que seria avaliado ao final da exposição. Enquanto o público preenchia uma ficha, o orientador começou a fazer alguns questionamentos: vocês já pensaram em como diminuir as diferenças sociais e a fome? Já pensaram em como solucionar a questão do abastecimento de água potável, que será um problema em poucos anos?

Em seguida, exibiu um vídeo sobre a história de Ryan Hreljac, que, aos 9 anos, após assistir a uma aula em que a professora falava sobre a pobreza na África, começou a juntar dinheiro para financiar a construção de um poço em Uganda. Hoje, aos 22 anos, ele tem uma fundação e já beneficiou mais de 100 mil pessoas.

“É importante ter um projeto para as pessoas. Você já pensou em uma oportunidade para isso tudo?”, questionou o palestrante, aproveitando a ocasião para apontar novas oportunidades e setores que estão em transformação.

Segundo ele, o design é um desses novos mundos. Assim, Alan Moraes falou das áreas do design que já estão em funcionamento e que são oferecidas em cursos de graduação do IED: design de produtos, de joias, de interiores, gráfico e digital, além do curso de moda.

O palestrante ainda ensinou o público a analisar o teste de dominância cerebral: de acordo com os elementos marcados na ficha por cada participante, evidenciava-se seu perfil profissional, que poderia se encaixar com mais precisão em uma das quatro classificações apresentadas (lógico, reflexivo, pragmático e sensitivo).

Por fim, após contar rapidamente a história do IED e convidar os alunos para a Design Experience 2013 (feira da instituição de ensino sobre design que será realizada em setembro), Alan Moraes deixou sua mensagem final citando uma frase do cineasta americano Woody Allen. “Interessa-me o futuro porque é o lugar onde vou passar o resto da minha vida.”

Aluna da 2ª série E do Ensino Médio, Barbara Peter pretende cursar design de interiores e ficou entusiasmada com a palestra. “Gostei do que ele falou sobre experiências e também sobre a oportunidade de visitarmos a Design Experience”. A coordenadora do Departamento de Arte do Dante, professora Maria Beatriz Perotti, também aprovou a atividade. “Achei a palestra muito dinâmica e gostei do que ele falou sobre a importância da ética na profissão”, avaliou.

A professora Elenice Ziziotti, coordenadora do Serviço de Orientação Educacional do Dante, destacou a empolgação dos alunos com a palestra. “É legal atividades como essa para abrir a cabeça dos alunos. O palestrante falou sobre os profissionais do futuro, e os estudantes precisam ter essa noção, saber como estará o campo profissional quando se formarem. E vários alunos já vieram se inscrever para participar da Design Experience em setembro”, disse.

A coordenadora ainda lembrou que o Dante realiza diversas atividades para orientar os alunos neste difícil momento de escolha do curso universitário que pretendem seguir. Regularmente, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio visitam faculdades, onde assistem a palestras e conhecem mais sobre a instituição. Em 2013, os dantianos já foram à ESPM. Em maio e junho, respectivamente, a visita será à Fundação Getúlio Vargas e à Universidade Anhembi Morumbi. Além disso, também em maio, o Colégio sediará o Fórum de Profissões da Teenager. Já em agosto, será realizada a Jornada de Informação Profissional.

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