Alunos do Ensino Médio aproveitam Feira de Profissões da USP para tirar dúvidas sobre cursos e carreiras

Publicado em 28 de setembro de 2022 às 17:19

Em mais uma ação que visa ajudar os alunos na escolha consciente de sua futura profissão, o Dante promoveu no dia 2 de setembro uma saída para a Feira de Profissões da USP. Participaram da visita estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, em uma proposta semelhante à do “Rotas de Futuros”, evento ocorrido no Colégio em agosto.

Realizada em formato presencial, no campus Butantã, a feira da USP colocou os jovens dantianos em contato direto com universitários e profissionais posicionados nos estandes de suas respectivas áreas. Assim, eles tiveram uma tarde para tirar dúvidas e obter uma percepção mais aprofundada acerca dos diversos cursos e carreiras.

“Os alunos gostaram bastante. Alguns já estão com uma escolha mais encaminhada e conseguiram ganhar segurança em relação à opção. E outros estão em um momento de exploração e não decidiram ainda, mas puderam adquirir mais informações sobre os cursos, o que é extremamente importante no processo de escolha”, explica o professor de GPI (Gestão Pessoal e Interpessoal) Omar Calazans.

No caso de Maria Avallone, da 2ª série, a Feira de Profissões da USP ajudou a ampliar o leque de opções da aluna, que está propensa a estudar psicologia, embora não descarte outros cursos. “Como tivemos bastante tempo para ficar lá, foi possível avaliar algumas outras áreas que antes eu nem considerava, por exemplo, os vários tipos de engenharia e outros cursos que eu nem sabia que existiam e são incríveis.”

Feira de Profissões da USP

O mesmo vale para Arthur Rodrigues, da 1ª série, que voltou da USP entusiasmado com as diferentes possibilidades de carreira. “Foi uma experiência muito boa, que ampliou meus horizontes – tenho uma noção do que vou fazer agora. Conversei com o pessoal de obstetrícia e de outras áreas de biológicas e de humanas, como literatura e música”, afirma o dantiano, que também pensa em estudar agricultura.

Já Ana Luiza Sebastião, da 2ª série, saiu decidida do que estudará na universidade. Após obter informações e avaliar como ciências atuariais e veterinária poderiam atender a seus anseios profissionais, ela optou pela primeira opção. “Todas as pessoas com quem conversei foram superacolhedoras e responderam tudo o que eu queria saber, então a feira me ajudou bastante na minha escolha profissional.”

“Foi uma oportunidade única, em que os alunos puderam tirar dúvidas e esclarecer questões em relação a uma amplitude enorme de cursos, explicados por alunos de uma universidade que é referência no mundo. Sem contar que a maioria deles ainda não tinha ido à USP, então foi um primeiro momento de contato e de conhecer a magnitude da faculdade”, conclui o professor Omar.