Alunos do Dante agora podem realizar Esame di Stato, principal avaliação italiana

Publicado em 30 de abril de 2021 às 16:03
Categorias: , ,

Agora os alunos do 8º ano do ECCE poderão realizar o Esame di Stato, uma importante prova instituída pelo Ministero dell’Istruzione da Itália. O teste avalia o aluno ao final do 3º ano da Scuola Secondaria di I Grado, que corresponde ao 8º ano do Ensino Fundamental.

O exame é uma atividade opcional aos alunos, porém todos os dantianos do programa ECCE optaram por participar da prova e ter seus conhecimentos avaliados e reconhecidos pelo Ministério da Educação Italiano.

Como forma de motivar os estudantes e deixá-los ainda mais preparados, o Colégio Dante Alighieri planejou uma série de atividades que envolvem o tema.

O primeiro evento ocorreu no dia 5 de abril, para que os estudantes pudessem conhecer mais profundamente o Esame di Stato. O formato foi feito como uma aula magna, ministrada pela professora italiana Tina Angoretto, que desde 2005 leciona italiano, história e geografia na Scuola Secondaria di I Grado (Scuola Media) do Istituto Comprensivo Quartiere Moretta, da cidade de Alba (Cuneo), onde também é membro da Comissão do Esame di Stato.

A professora Tina explicou o funcionamento da avaliação, seus componentes e seu conteúdo, além de ter dado algumas dicas especiais aos alunos, como o aspecto multidisciplinar da prova, que é um dos grandes pontos avaliados durante o colloquio (prova oral).

Angela Angoretto, professora de italiano do Dante, conta que, apesar de ter sido rápida, a aula foi muito proveitosa: “A professora Tina explicou como o Esame di Stato era realizado antes da pandemia, com as provas escritas e uma parte oral, diferente deste ano que o será apenas de forma oral e com apresentação do trabalho escrito final, chamado elaborato. Os alunos se mostraram muito interessados e conseguiram sanar suas dúvidas”.

, ,