8º e 9º ano passam fim de semana em acampamento

Publicado em 16 de março de 2015 às 14:59

O Colégio Dante Alighieri levou, entre os dias 16 e 18 de março, um grupo de 224 alunos do 8º e 9º ano a um acampamento em Sapucaí Mirim, sul de Minas Gerais. Organizada pela empresa Nosso Recanto (NR), a programação da viagem contou com atividades que promovem educação, integração e diversão.

Acompanhados por seis professores do Colégio, os alunos participaram de jogos que simulam e incentivam o trabalho em grupo, desenvolvendo ainda a criatividade e a liderança. Uma das atividades, por exemplo, se chama Iron Man e conta com diversas etapas como atravessar um lago, passar por obstáculos e desvendar pistas em equipe. Além disso, os estudantes do 9º ano, que foram ao acampamento pela última vez antes de entrar no Ensino Médio, fazem uma retrospectiva, sentados ao redor de uma fogueira para relembrar os últimos anos e se prepararem para a nova fase de sua vida escolar.

De acordo com a orientadora educacional Thatiana Segundo, as atividades incentivam a cooperação entre os alunos. “O acampamento é interessante, pois, por meio do divertimento e lazer, desenvolve habilidades que serão uteis na vida adult.” Além disso, destacoua possibilidade de aprendizado pelos próprios educadores. “Nós, como professores, podemos observar o comportamento dos alunos fora da sala de aula e, com isso, aprender a como trabalhar melhor com eles no Colégio”, completou.

Já os alunos Karim Jomaci e Gustavo Romani, ambos do 9º Ano H, acreditam que a viagem aproxima os estudantes. “O mais legal é conhecer pessoas novas. Fiz amizades com alunos de outras salas e anos e que não conhecia no Colégio, mas de quem me aproximei bastante na viagem”, afirmou Gustavo. “As atividades são sempre em equipe então isso favorece na hora de conhecer outras pessoas”, completou Karim.

Para o professor Luis Patricio, assistente da diretoria pedagógica para o 8º e o 9º ano, o acampamento é uma forma de o jovem explorar novas atividades e amadurecer. “Os alunos que participam desse programa voltam fortalecidos, pois aprendem a se expor um pouco mais a situações novas e a se posicionar na hora de tomar decisões”, comentou.

Além dessas atividades, os alunos aproveitaram o tempo livre para se divertirem em tirolesas, tobogãs, parede de escalada, teatro, discoteca, campos de futebol, entre outros jogos.