Alunos do 6º ano vão a estação de tratamento de água

Publicado em 4 de outubro de 2013 às 13:40

O Colégio Dante Alighieri levou, em agosto e em outubro, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guaraú. O estabelecimento, abastecido por cinco represas do interior, é a principal unidade do Sistema Cantareira, que abastece quase 80% da população da região metropolitana de São Paulo.

A visita dos alunos do 6º ano acontece há anos, como complemento aos estudos sobre o abastecimento de água em municípios. A coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia, professora Sandra Tonidandel, também ressalta o diálogo relacionado à preservação do meio ambiente. “Os alunos passam a ter maior compreensão sobre a importância do uso consciente da água, sinal de que notam a sua preciosidade”, disse. “Eles também conhecem de perto parte do processo de tratamento da água e reparam na complexidade do que acontece até ela chegar às residências com boa qualidade.”

No caso da estação do Guaraú, o sistema é capaz de receber 33 mil litros de água por segundo, fator que a põe entre as maiores unidades de tratamento do planeta, com 100% de qualidade na remoção de substâncias sólidas e detritos. De acordo com os guias do local, a própria companhia faz uso sustentável de seus recursos: toda a água destinada à limpeza dos 48 tanques da estação (1 milhão de litros para cada tanque) é reaproveitada.

Acompanhados por guias, os estudantes aprenderam um pouco sobre todo o processo de limpeza da água, que pode ser resumido nas seguintes etapas: a água que chega à estação recebe cloro para facilitar a retirada de matéria orgânica e metais; recebe cal ou soda, para ajustar o pH a níveis razoáveis, além de sulfato de alumínio ou composto semelhante, que aglomera a sujeira; passa por tanques com pedras, areia e carvão antracito, que retêm a sujeira; passa por um ajuste de pH na chamada pós-alcalinização; e recebe cloro, para desinfetar o produto, e flúor, que traz efeitos fisiológicos benéficos ao consumidor.