Alunos do 6º ano têm aula prática sobre orientação geográfica

Publicado em 6 de junho de 2012 às 18:14

O Departamento de Geografia do Colégio Dante Alighieri realizou uma atividade extraclasse para as salas do 6º ano do Ensino Fundamental nos dias 1º e 5 de junho. Na ocasião, a professora Fátima Maria Gnecco comandou um “jogo” no Espaço da Amarelinha, no edifício Ruy Barbosa, para complementar as aulas dadas sobre orientação geográfica.

Na atividade, havia um tapete que continha os pontos cardeais. Estes, entretanto, estavam tampados (era possível ver apenas o sul e o norte). Divididos em grupos, os alunos tinham que se postar corretamente no mapa de acordo com a posição determinada pela professora, que lhes descrevia os pontos cardeais, colaterais e sub-colaterais a serem encontrados.

Conforme erravam a posição no mapa, os alunos deixavam a brincadeira. Os estudantes que ficaram até a rodada final foram declarados vencedores. Um deles foi Ian Siqueira Pantaleão, do 6º ano A. “Gostei [da aula extraclasse], assim, dá para aprender mais”, disse.

Segundo o professor Everaldo Marino Vellardi, coordenador do Departamento de Geografia, a intenção da atividade era justamente dar um conhecimento mais próximo da realidade aos alunos.

“Não queríamos que os estudantes apenas decorassem os pontos cardeais. Então, a professora Fátima desenvolveu essa atividade. Ao se deslocarem no mapa, os estudantes percebem a direção, ganham noções de direção”, afirmou.

Essa foi a terceira aula extraclasse realizada pelo Departamento de Geografia em 2012 – alunos da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio também participaram de atividades com essa dinâmica.