Alunos da Crisma assistem ao filme “Paixão de Cristo”

Publicado em 21 de março de 2012 às 12:55

Os alunos da Crisma do Colégio Dante Alighieri assistiram ao filme “Paixão de Cristo” na última terça-feira, dia 20. A película, dirigida por Mel Gibson, retrata as últimas horas da vida de Jesus Cristo – tempo no espaço do qual ocorrem a traição de Judas, a captura e prisão de Jesus, o julgamento por parte do governador romano Pôncio Pilatos, a sentença de morte na cruz e a morte do Nazareno. A cena de conclusão do filme retrata a ressurreição de Cristo.

Segundo uma das voluntárias do ensino religioso no Colégio, Elizabeth Neilson, a exibição do filme, tanto quanto a futura unção da Crisma, constitui fator que ajuda a aproximar os participantes do curso preparatório para o sacramento. “Grande parte da turma que eu instruo, formada por adultos, está se sentindo afastada da religião e crendo que a espiritualidade ficou para trás. Muitos deles acham importante renovar a fé por alguma razão que encontraram em sua vida. No caso da turma de adultos, os filhos podem ser uma das causas, já que o Colégio também tem adolescentes recebendo ensino religioso. Os pais acabam se sentindo motivados a uma reaproximação”, explicou.

Para a coordenadora voluntária da Crisma, Valéria Torrezan, os encontros estimulam fortes mudanças positivas na vida dos que recebem os ensinamentos. “Em alguns, percebemos mudanças de imediato. Em outros, a mudança vem com o tempo. Mas, sem dúvida, a Crisma fará a diferença na vida da pessoa”, explicou. Segundo Valéria, o próprio ambiente escolar favorece a aproximação. “Aproveitamos que o Colégio nos dá a oportunidade de preparar os alunos para receber o sacramento, e todos têm a ganhar com isso, pois trabalhamos o ser humano aqui. A Crisma não é só um encontro para rezar.”

A coordenadora do grupo de catequese do Colégio, Lygia Masini Soares, explicou que, com a possibilidade de ensinar pais e filhos, há maior facilidade na compreensão dos procedimentos da Crisma. “Nossa proposta é modificar a vida das pessoas, fazendo-as aplicar os valores ensinados. E, com os pais também participando, fica mais fácil para a família compreender a razão de pedirmos a eles que levem seus filhos à missa, por exemplo”, explicou.

O curso é realizado duas vezes por semana, ocasiões em que se reúnem, separadamente, uma turma de adolescentes da 2ª série do Ensino Médio e uma de adultos. “A nossa abordagem com adultos e com adolescentes é semelhante em determinadas situações. Eles aprendem, entre outras coisas, que a Crisma representa assumir a fé publicamente e por opção, não por imposição”, afirmou Elizabeth.