Alunos conversam com cientistas brasileiros do CERN

Publicado em 20 de março de 2015 às 16:30

Como forma de complementar o que fora visto e estudado no Masterclass 2015, um grupo de alunos do Colégio Dante Alighieri teve a oportunidade de participar de uma videoconferência com cientistas brasileiros que trabalham na Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN).

Reunidos em uma das classes do Colégio, os alunos fizeram perguntas para os pesquisadores e esclareceram dúvidas a respeito da física de partículas. A aluna Giorgia Maria Leme Parrini (1ª série F), por exemplo, perguntou aos físicos qual o estado atual das pesquisas sobre anti-matéria e o que esperar delas para o futuro. Além disso, os alunos também fizeram um pequeno tour virtual por algumas das instalações do CERN.

“Essa conversa foi legal para que os alunos percebam que existem pessoas preocupadas em envolver jovens nesses estudos da natureza. É preciso que mais pessoas se interessem por eles, e essa iniciativa funciona como um incentivo a mais para que estudantes procurem trabalhar nessa área”, afirmou a professora Cristiane Tavolaro, do Departamento de Física do Colégio.

O Masterclass 2015 foi realizado nos dias 10 e 11 e contou com um grupo de 10 alunos do Colégio Dante Alighieri. Realizado no Núcleo de Computação Científica no auditório do IFT-Unesp (Instituto de Física Teórica), em São Paulo, o encontro reuniu nove escolas do estado de São Paulo e contou com a colaboração de cientistas de 210 universidades e laboratórios localizados em mais de 42 países.