Alunos aprofundam estudo do corpo humano em visita a laboratório da USP

Publicado em 22 de novembro de 2022 às 9:15
Categorias:

Como parte do estudo sobre o corpo humano, os alunos de duas eletivas voltadas às ciências biológicas participaram de uma atividade prática e enriquecedora entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro. Em visita ao Laboratório de Anatomia da Disciplina de Topografia Estrutural Humana do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP, os estudantes aprenderam a identificar órgãos e analisar casos clínicos relacionados aos diferentes sistemas da estrutura física.

No dia 31 de outubro, os alunos da eletiva “Tópicos de anatomia, fisiologia e saúde” tiveram contato com peças reais do corpo humano, provenientes dos sistemas respiratório, nervoso, esquelético, muscular, urinário e articular. Além de identificar os órgãos e outros componentes, eles puderam manipular as peças, tocando-as com as mãos, sempre orientados pelos professores do laboratório.

“Em uma das bancadas havia um encéfalo, para os alunos manipularem, olharem as formações, as curvaturas, os detalhes anatômicos da peça. Assim, eles foram aprendendo a função de cada componente que viam. Eram peças reais, as mesmas que os alunos utilizam na faculdade de medicina”, afirma o professor de biologia Thiago Rosa Olavio, que acompanhou os dantianos na visita. “Foi uma experiência incrível. Achei muito interessante o fato de podermos não só olhar como também manusear as peças. Aprendemos em escala real o que vimos na teoria, e os professores aprofundaram a matéria em cima disso”, conta a aluna Melissa Furtado Carpio, da 1ª série D.

Já no dia 1º de novembro, a abordagem foi diferente. Na ocasião, os participantes da eletiva “Medicina: estudo de casos clínicos” apuraram seu olhar para elementos indicadores de alterações em órgãos do corpo humano. “Nessa eletiva, por exemplo, vamos não só identificar as válvulas do coração mas também falar como elas podem causar um sopro e se comportar nesse caso”, explica o professor Thiago.

A visita ainda proporcionou aos estudantes o contato com informações acerca do curso de medicina, do qual muitos alunos vislumbram participar, ajudando em seu processo de decisão de carreira. “Foi ótimo ter a oportunidade de estudar mais de perto o campo de que tenho interesse e, de certa forma, experimentar algo que, no cotidiano, não conseguimos. Foi incrível ter a sensação de colocar em prática o que aprendemos na teoria”, relata a aluna Sofia Aumond da Silva Uras, da 2ª série G.

“Os professores falam muito também sobre como é a faculdade de medicina e como ela funciona, o que é muito legal. Nessa experiência na USP, vimos como é a aula de anatomia de uma faculdade de medicina, e isso foi o mais legal que nos ofereceram”, reitera a dantiana Melissa Carpio. “Eles puderam conhecer a estrutura da universidade e tiveram uma experiência inicial de como é estar em um laboratório de anatomia e de como é lidar com algo que é impactante. Também acabou sendo um momento para terem a clareza de como é lidar com o corpo humano e virem se é isso mesmo que eles querem para sua vida profissional”, conclui o professor Thiago Olavio.