Aluno enxadrista conquista uma série de títulos no segundo semestre

Publicado em 25 de novembro de 2016 às 12:04
Categorias: ,

O aluno do 9º ano e enxadrista Marcello Sangiovanni conquistou, nos últimos meses, diversos títulos e boas colocações nos campeonatos de que participou. Entre 24 e 31 de julho, por exemplo, ele disputou o Campeonato Panamericano de Xadrez na cidade de Montevidéu, no Uruguai, representando o Brasil, o Dante e o Club Athletico Paulistano na categoria sub 14 absoluto. Essa foi, segundo Marcello, uma das competições mais difíceis de que participou recentemente.

Com 39 inscritos de 19 países, ele ficou com a 15ª colocação, obtida com quatro vitórias, um empate e quatro derrotas, fazendo, ao todo, 4,5 pontos dos 9 possíveis. Marcellinho, como é chamado, disputou uma partida por dia, com jogos dom duração média de 3 horas e meia cada um – mas sua partida mais longa chegou a ter 5 horas e 15 minutos de duração.

Em Jundiaí, interior de São Paulo, Marcello participou, em 13 de agosto, do II Paineiras Open de Xadrez Rápido na categoria sub 20 e conquistou o primeiro lugar. Jogando apenas contra atletas adultos, ele obteve 4 vitórias e 2 derrotas, o que lhe conferiu a primeira colocação entre 60 inscritos.

Em 20 de agosto, foi a vez de Marcello disputar o Festival Intercolegial do Colégio Magno, de São Paulo. Participando da categoria sub 14, o dantiano sagrou-se bicampeão do evento, já que havia garantido a mesma conquista em 2013. Invicto, ele jogou contra alunos de diversas instituições, entre as quais o Colégio Magno, Arbus e Augusto Laranja. No dia seguinte, Marcellinho disputou o Interband 2016, realizado pelo Colégio Bandeirantes, de São Paulo. Mais uma vez, o dantiano, que jogou contra alunos de instituições como Dom Bosco, Bandeirantes, Unibes e CEB, foi campeão invicto.

Já em 27 de agosto, Marcello participou do 19º Torneio de Xadrez da Associação de Clubes Esportivos e Sócio Culturais de São Paulo 2016, no Club Athlético Paulistano, na categoria sub 14. Pela terceira vez consecutiva, Marcellinho foi campeão invicto em uma competição que envolveu alunos de instituições como Liceu Pasteur, Unibes, Mobile, Albert Sabin e Bandeirantes.

Por fim, Marcello foi para Poços de Caldas, em Minas Gerais, disputar o Campeonato Brasileiro Escolar de Xadrez 2016, realizado entre os dias 2 e 4 de setembro. Jogando na categoria 9º Ano, Marcellinho infelizmente ficou com o 6º lugar. O dantiano começou de forma arrasadora, com quatro vitórias consecutivas, mas não conseguiu manter o desempenho nas duas partidas seguintes, algo que lhe tirou a chance de conquistar o campeonato.

Marcello garantiu uma série de conquistas no decorrer de 2016 e, por isso, continua bem colocado no ranking brasileiro de enxadristas ativos e com menos de 14 anos: no momento, ele está com o 18º lugar no ranking da Federação Internacional de Xadrez (FIDE). O aluno é treinado há cinco anos pelo mestre Jefferson Pelikian no Clube Atlético Paulistano e no Colégio Dante Alighieri.

no images were found

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!