Aluno do Dante é campeão brasileiro escolar de xadrez

Publicado em 7 de outubro de 2014 às 18:43

O aluno do Colégio Dante Alighieri Marcello Gouveia Sangiovanni, do 7º ano do Ensino Fundamental, conquistou, no final do mês de agosto, o título de campeão brasileiro escolar de xadrez. A última edição da competição, organizada pela Confederação Brasileira de Xadrez nos dias 29, 30 e 31 em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, reuniu mais de 400 atletas, de idades e categorias variadas.

Invicto, ele venceu quatro partidas e empatou duas. Com isso, Marcello, que estuda no Dante há seis anos e integra a equipe de xadrez há três anos e meio sob a tutela do mestre Jeferson Pelikian, se classificou para o Mundial de Xadrez Escolar, que será realizado em Juiz de Fora, Minas Gerais, entre 26 de novembro e 4 de dezembro. Além de praticar no Dante, o aluno estuda xadrez no Clube Athletico Paulistano, entidade pela qual também participa de torneios, tendo igualmente o mestre Pelikian como mentor.

Marcello já disputou mais de 70 campeonatos e, com ótimo desempenho, conquistou títulos em 55 deles, sendo 30 vezes campeão, 15 vezes vice-campeão e ficando 10 vezes em terceiro lugar. Em 2013, ele havia ficado em sétimo lugar no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar. Em 2014, ficou em quinto lugar no Campeonato Paulista e em sexto no Campeonato Brasileiro (com a mesma pontuação do segundo colocado). Além de ser inscrito na Confederação Brasileira (ele tem o chamado “Rating CBX”), o aluno do Dante tem registro na Federação Internacional de Xadrez (Fide), órgão máximo do esporte no mundo.

O coordenador do Departamento de Educação Física, professor Carlos Nicolás, parabenizou o desempenho de Marcello e o suporte de seus pais. “Todos nós ficamos muito contentes com as participações dele nessas competições, sempre com muito brilho, garra e determinação. É importante destacar o apoio de seus pais, algo extremamente importante em qualquer atividade esportiva. Tendo pai e mãe por perto, o resultado só podia ser esse”, disse.