Aluno do Dante conquista ouro no tênis das Paralimpíadas Escolares

Publicado em 6 de dezembro de 2016 às 16:53

O aluno do 8º ano João Lucas Dutra Takaki sagrou-se campeão na disputa do Tênis em Cadeira de Rodas das Paralimpíadas Escolares de 2016, evento realizado entre os dias 22 e 25 de novembro. A competição é realizada pelo Comitê Paralímpico desde 2006. Em um grupo com cinco atletas, todos jogaram contra todos. Invicto e sem ter perdido um set sequer, João Lucas garantiu não só o título, como também o prêmio de destaque pelo desempenho.

“O penúltimo jogo era decisivo, pois havia uma atleta que ainda poderia ter alguma facilidade em me alcançar no número de vitórias. Ao ganhar a partida, fiquei mais tranquilo para o último jogo”, explicou João Lucas, que, também pelas habilidades demonstradas, foi convidado a participar da Semana de Treinamento Júnior 2016, organizada pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT). As atividades serão realizadas entre os dias 12 e 17 de dezembro em Fortaleza, no Ceará, e todas as despesas serão custeadas pela CBT.

Com esse convite, ele treinará, no decorrer da semana, com atletas da seleção brasileira que participarão dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de 2017. “Neste momento seria basicamente impossível eu integrar a seleção, pois os melhores jogadores são absurdamente bons, mas o tempo que vou passar com esses atletas com certeza vai aprofundar os meus conhecimentos no esporte”, complementou. “Será um período de treino muito intensivo, com muito aprendizado.”

João Lucas é treinado por Sérgio Gatto, paratenista premiado que também já integrou a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A conquista do dantiano no evento desportivo também colaborou com os resultados do Estado de São Paulo, que venceu a edição de 2016 das Paralimpíadas Escolares. O estado também foi campeão em 2009, 2011, 2013 e 2015.

Fotos: Adriana Dutra, Daniel Zappe e Victor Wang