AcorDante realiza primeiro encontro de 2016

Publicado em 8 de março de 2016 às 11:08

O Colégio Dante Alighieri realizou, na tarde do dia 3 de março, a primeira atividade de 2016 do AcorDante, projeto da escola com a ONG Acorde – parceira de longo tempo, em ações sociais, da mesma instituição de ensino. A primeira parte do encontro foi realizada no auditório Guglielmo Raul Falzoni, onde os integrantes da Acorde receberam as boas-vindas das professoras e alunas voluntárias que os acompanharão no projeto ao longo do ano.

A orientadora educacional Maria Aparecida Tebecherani, a Cidinha, iniciou o encontro saudando os visitantes. “Estamos supercontentes com o retorno do projeto em 2016. A presença de vocês é sempre motivo de muita alegria”, disse. Ela explicou que, neste ano, as atividades serão realizadas em dois grupos, cujos integrantes se distribuirão conforme a idade (dessa forma, as atividades não serão mais divididas em AcorDante e Acorde Dante em Foco, e sim em AcorDante I e AcorDante II). “Todas as professoras e alunas estavam muito ansiosas para o início dos trabalhos em 2016, e, só de vermos a vontade com que todos aqui estão, já temos garantido um ano bem bacana, cheio de realizações.”

A coordenadora-assistente de Tecnologia Educacional, professora Verônica Cannatá, também saudou todos os presentes e, a fim de estimulá-los para as atividades programadas para o ano, apresentou dois vídeos: o primeiro exibiu uma retrospectiva dos encontros realizados em 2015; e o segundo, uma produção jornalística da equipe de educomunicação da USP feita durante o Dante Digital de 2015.

Este último vídeo chamou a atenção não só pelas imagens do estúdio móvel da oficina Dante em Foco – estúdio que também será utilizado no projeto AcorDante –, mas por sua trilha sonora, que reproduziu trechos da apresentação da bateria Acorde realizada no próprio Dante Digital.

Em seguida, todos participaram de uma dinâmica para se apresentarem individualmente, ainda que por breve instante. O fio condutor da atividade foi, basicamente, a montagem de um quebra-cabeça (que continha uma mensagem enaltecendo o valor do conhecimento): para isso, todos pegaram uma peça do quebra-cabeça e, à medida que cada um se dirigia ao centro do auditório para encaixar a sua peça, pediam-lhe que se apresentasse dizendo o próprio nome e destacando uma qualidade sua. Após assim se apresentarem, os participantes do AcorDante, com base no critério de idade, formaram então os dois grupos em que desenvolverão as todas as atividades do projeto.

no images were found