9º ano visita exposição sobre a civilização maia

Publicado em 21 de agosto de 2014 às 14:47

Em uma atividade promovida pelo Departamento de História, Filosofia e Sociologia do Colégio Dante Alighieri, 18 alunos do 9º ano visitaram a exposição “Mayas: revelação de um tempo sem fim”, na Oca (localizada no Parque do Ibirapuera), em 19 de agosto. Os estudantes foram acompanhados e orientados pelos professores Nilda A. de Castro, José Marcelo de O. Bussab, Jackson Farias e Lucas Kodama.

No 9º ano, os alunos estudam o tema América Pré-Colombiana. Entre as civilizações desse período, merecem destaque as três de maior evolução técnica: incas, maias e astecas. Por esse motivo, aproveitando a realização da exposição na Oca – aberta ao público de 10 de junho a 24 de agosto –, o Departamento de História considerou oportuno levar os estudantes ao evento.

Uma monitora fez uma introdução e apresentou um panorama geral da exposição aos alunos. Entre outros pontos, ela falou sobre o fato de a cultura maia continuar viva em países como o México, a Guatemala e Honduras, onde vivem descendentes desse povo.

Outro aspecto tratado pela monitora foi a importância do milho na cultura maia: além de ser a principal fonte de alimentação, o milho, segundo a tradição daquele povo, também seria parte formadora do homem juntamente com o sangue.

Em seguida, os alunos foram divididos em grupos – cada um comandado por um professor dantiano – para acompanharem os eixos temáticos da exposição (a saber, “O homem frente à natureza”; “Comunidade e vida cotidiana”; “O coração das cidades”; “O homem à frente do tempo e dos astros”; “As elites governantes e sua historiografia”; “As forças sagradas”; “O homem diante dos deuses: os rituais”; “Entrar no caminho: ritos funerários”).

Vendo as peças representativas desses eixos temáticos, os alunos puderam constatar o alto nível técnico da arquitetura – exemplificado pelas cidades planejadas –; o considerável apuro da arte escultórica; os aspectos da vida cotidiana; a íntima relação dos maias com as plantas e com os animais; a forte influência dos deuses no dia a dia dos maias e os sacrifícios realizados a estes; e os ritos funerários.

“Nas aulas, costumamos passar uma visão mais geral aos alunos sobre a cultura maia. Já na exposição, foi possível ver objetos, detalhes sobre esse povo. E nós tentamos encaixar esses detalhes no que foi visto em sala de aula”, afirmou o professor José Marcelo de O. Bussab.

A aluna Francesca Bellelli, do 9º ano G, surpreendeu-se positivamente com a exposição. “Achei [a exposição] muito bonita. É incrível como os maias sabiam tanto sobre muitas coisas. Eles viveram há muito tempo, mas mesmo assim tinham coisas avançadas para a época. Eu já conhecia um pouco sobre os maias, mas agora meu conhecimento está maior. Estou impressionada”, disse.