9º ano visita exposição de Joan Mirò no Instituto Tomie Ohtake

Publicado em 16 de junho de 2015 às 14:23

O Colégio Dante Alighieri, por meio do Departamento de Arte, promoveu uma visita das turmas de 9o ano a exposição “Joan Mirò – A Força da Matéria”, organizada no Instituto Tomie Ohtake. A atividade foi realizada em duas oportunidades, nos dias 29 de maio e 12 de junho. Lá, os alunos puderam observar as obras do pintor catalão e conhecer a trajetória da sua carreira.

A exposição reúne 112 obras do autor, entre as quais 41 pinturas, 22 esculturas, 20 desenhos, 26 gravuras e três objetos, além de fotografias retratando diferentes fases de seu trabalho. Trata-se da maior exposição sobre a arte de Mirò já realizada no Brasil.

“Os alunos gostaram muito das esculturas e do pequeno filme que foi exibido mostrando algumas das técnicas do autor. É bacana que a exposição ressaltou a parte histórica do autor e o porquê de Mirò fazer esse tipo de arte”, disse a professora Adriana Dagostino, que acompanhou os alunos no evento.

De acordo com a professora Maria Beatriz Perotti, coordenadora do Departamento de Arte, é importante que os jovens estudantes se aproximem desse trabalho para compreender melhor o que é visto na sala de aula. “Todos os passeios que fazemos são importantes porque tem relação com o nosso planejamento de aulas. Com isso, é importante que os alunos tenham contato com estas obras e desenvolvam a capacidade de observar a arte e compreender os movimentos artísticos do autor”, afirmou.