6os anos visitam estação de tratamento de águas

Publicado em 10 de junho de 2012 às 13:05

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, orientados por suas professoras de Ciências, visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guaraú, no dia 5 de maio. Durante o passeio, as crianças puderam acompanhar todo o processo de tratamento de água, além de ver como funcionam os aparelhos responsáveis pelo processo.

A visita na estação começou na bacia de tranquilização, local onde a água passa pelo processo de pré-cloração e coagulação. Em seguida, os alunos foram para uma sala na qual ouviram uma pequena explicação da representante da ETA a respeito da conscientização no uso da água.  Após isso, receberam capacetes de proteção para a segunda parte da visita, que consistiu na observação dos aparelhos da estação. As crianças puderam observar painéis de controle, ver uma maquete do local e acompanhar o processo de limpeza de um dos filtros responsáveis pela limpeza da água. Por fim, voltaram para sala e receberam um livro chamado “Quem mexeu na nossa água”, que trata da necessidade de manter as águas protegidas da poluição.

“A visita dos alunos na ETA é importante para que eles consigam concretizar tudo aquilo que estavam vendo em sala de aula. Eles veem como isso tudo é feito na prática, como esse tratamento de água é realizado na cidade de São Paulo. Tiveram a oportunidade de vivenciar a tecnologia do tratamento de água e perceberam como ela é importante para a vida da cidade”, comentou a coordenadora do Departamento de Ciências, Sandra Tonidandel.