5º ano assiste à contação sobre “As mil e uma noites”

Publicado em 6 de junho de 2014 às 19:19

A atividade reservada ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri na Semana Literária 2014 foi uma contação de história. Acompanhada pelo músico Elon Oliveira, Lívia Alencar encenou o livro “Scherazade das crianças – histórias de As mil e uma noites” (de Jordi Sierra i Fabra, Editora Paulinas), lido pelos estudantes neste semestre.

Após uma breve apresentação feita pela professora Symone Oliveira, coordenadora do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, Lívia e Elon começaram a contar a história de “As mil e uma noites”.

Na história, depois de ser traído por sua esposa, o sultão Shahryar decide que a cada noite dormirá com uma mulher, matando-a na manhã seguinte. Até que uma moça chamada Scherazade, filha do vizir, cria um plano e passa a noite contando histórias para o sultão, que fica encantado com as narrativas.

Assim, a fim de ouvir mais contos, o sultão prorroga os dias de Scherazade. Entre as histórias narradas pela moça a Shahryar, Lívia Alencar contou para os alunos dantianos as seguintes: “Alladin” e “O banquete imaginário”.

A atividade foi desenvolvida de forma dinâmica, uma vez que, a cada fato narrado, Lívia e Elon tocavam e cantavam músicas que ilustravam as histórias. Eles também convocavam a participação das crianças, que interagiam respondendo a diversas perguntas – por exemplo, qual pedido fariam se encontrassem o gênio da lâmpada (personagem de “Alladin”).

Fechando a história de “As mil e uma noites”, Lívia Alencar contou aos alunos que o sultão se apaixona por Scherazade, eles ficam juntos e a paz e a felicidade voltam a reinar no local.

no images were found