4º ano tem bate-papo com escritor César Cardoso

Publicado em 6 de junho de 2014 às 19:33

A Semana Literária 2014 do Colégio Dante Alighieri chegou ao fim em 6 de junho com um bate-papo bem-humorado entre o escritor César Cardoso e os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, o autor falou sobre o livro “Quem pegou uma ponta do meu chapéu de três pontas que agora só tem duas?” (Editora Gaivota), objeto de leitura dos jovens dantianos neste semestre.

Para abrir a conversa, César contou como virou escritor. “Meu avô me contava muitas histórias, e eu lia muito Monteiro Lobato. Para mim, ler foi uma forma de conhecer o mundo e me conhecer. A partir daí, eu quis criar meus próprios mundos e, por isso, comecei a escrever”, afirmou.

Em 2012, decidido a escrever um livro de suspense, César buscou inspiração nas cantigas de roda. Foi de uma delas (“Chapéu de três pontas”) que ele tirou a ideia do objeto que seria perdido e buscado pelo menino Jorge – uma das pontas do chapéu de três pontas. Além disso, há várias referências na história a personagens de canções populares, tais como a detetive dona Chica-cá (da cantiga “Atirei o pau no gato”) e o soldado da cabeça de papel (da cantiga “Marcha soldado”). “Usar as cantigas de roda foi um recurso para trazer para a história um mundo de referências que os leitores já conhecem”, explicou o autor.

Em seguida, abriu-se espaço para as perguntas e falas das crianças. A grande extensão do título do livro chamou a atenção dos alunos. “Geralmente, o título é uma das últimas coisas em que penso. Nesse livro, quis fazer um título enorme propositalmente, para ser engraçado”, afirmou César, destacando que sempre gosta de usar o humor em seus trabalhos (ele, inclusive, já escreveu roteiros para programas humorísticos de TV como “A Grande Família” e “Sai de Baixo”).

Muito criativos em suas perguntas, os alunos também sugeriram ideias para novas histórias de César. O escritor adiantou que ainda este ano, logo após a Copa do Mundo, ele lançará o livro “O gigante do Maracanã”, narrando a história de uma menina de 7 anos que, acompanhada pelo pai, vai pela primeira vez ao Maracanã para assistir à decisão de um campeonato.