2º ano visita fábrica de chocolates em São Caetano

Publicado em 22 de setembro de 2013 às 17:11

Em meio aos estudos sobre cidades e seus elementos, como o comércio, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri visitaram a fábrica de chocolates Pan, em São Caetano do Sul-SP, de 17 a 19 de setembro.

Recebidos por monitores, logo os dantianos ouviram relatos sobre fatos marcantes da história da Pan, fundada em 1935 pelos engenheiros Oswaldo Falchero e Aldo Aliberti. Aspectos curiosos chamaram a atenção das crianças, como o “carvião”, carro cuja traseira reproduzia o formato de um avião e que era utilizado para fazer as entregas.

Os monitores destacaram ainda as estratégias que a Pan utilizou ao longo do tempo para popularizar seus produtos, como lançar embalagens criativas e álbuns de figurinhas que não apenas traziam temas (por exemplo, astronomia), mas que também davam prêmios (como binóculos e máquinas fotográficas). Outro ponto salientado foram os famosos “cigarrinhos de chocolate” que, com o tempo, passaram a se chamar “chocolápis”.

Produção da fábrica e jogos matemáticos

No passeio pelas instalações da fábrica, os alunos conheceram a antiga caldeira e a chaminé, bem como a loja em que são vendidos os produtos da Pan. Em seguida, os dantianos puderam degustar alguns dos chocolates da marca.

Em cada etapa da produção, os alunos viram-se frente a frente com várias máquinas – como a empacotadora e a que fabrica embalagens – e observaram o talco alimentício utilizado para dar brilho aos chocolates. Durante todo o passeio, os dantianos encontraram desafios matemáticos pelo caminho, tendo, por exemplo, de realizar expressões de adição e de subtração.

Por fim, os dantianos se divertiram com a marionete “Panzinho”, que apresentou um mapa do chocolate, em que se via que os astecas foram os primeiros a cultivar o cacau, alimento então usado para dar mais energia às pessoas. Após ser levado para a Europa na época das Grandes Navegações (séculos XV, XVI, XVII), o chocolate, de sabor bem amargo, foi misturado ao leite e ao açúcar.

“Nas aulas, estamos trabalhando a cidade, o comércio, os vários tipos de loja. Então, trouxemos os alunos para ver uma fábrica, mostrar o processo de transformação. E, na loja, eles também viram o comércio. Faz parte do nosso conteúdo”, explicou Célia Buendia Paiva, uma das professoras que acompanharam os alunos na atividade.