1º ano do Ensino Fundamental usará tablets residentes

Publicado em 13 de março de 2015 às 10:32

Em evento organizado na noite de 10 de março, o Colégio Dante Alighieri procedeu à distribuição de iPads a professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. A ação representa o início de um trabalho diferenciado com as tecnologias da informação em sala de aula desde os primeiros anos da formação escolar. Cada uma das salas dessas séries irá dispor de 10 tablets, um dos quais se destinará a ficar, ao longo da aula, em mãos da própria professora.

Esta é a primeira vez que o Dante inicia um programa de uso de tablets residentes, assim denominados por serem mantidos, ao término das aulas, no próprio Colégio – diferentemente do que ocorre na rotina dos alunos do Ensino Médio, que carregam consigo o dispositivo em tempo integral. De modo a universalizar o uso do dispositivo na escola, um programa direcionado ao Ensino Infantil também deve ser iniciado em breve.

Na ocasião da entrega, a coordenadora do Departamento de Tecnologia, professora Valdenice Minatel, manifestou empolgação pelo início de mais um trabalho inovador com as séries iniciais. “As professoras dos primeiros anos têm grande responsabilidade pelo sucesso que obtivemos com o uso das lousas digitais. E a literatura especializada mostra que, com a tecnologia sendo bem aplicada à educação, como temos feito aqui, os resultados são benéficos”, explicou.

Entre as novidades que ainda estão por vir, destaca-se o uso pedagógico da Apple TV, que contribuirá para conferir à aula um formato mais dinâmico. Para avaliar a eficácia das futuras experiências, as professoras das séries iniciais comporão um comitê gestor dos trabalhos realizados com seus alunos. Nas próximas semanas, as mesmas professoras participarão, também, de um programa de formação especial, quando vão conhecer uma plataforma digital feita especialmente para o compartilhamento de conhecimento entre os docentes.