Professora fala sobre o Enem em entrevista à CBN

Publicado em 18 de junho de 2015 às 10:38

A professora de Biologia Paula Reis Galvão, uma das responsáveis pela condução do programa preparatório 3º Plus Dante, foi entrevistada pela rádio CBN para explicar a metodologia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e falar da importância de os alunos se prepararem para o teste.

Paula descreveu o exame como uma prova que vem sendo adaptada e aprimorada a cada ano para que forneça um panorama efetivo da capacidade analítica dos participantes. “O Enem vem buscando o seu formato [ideal] a cada ano. Os erros vêm sendo corrigido, resultando em uma prova cada vez melhor, que busca alunos capazes de fazer reflexões sociais e de buscar e propor soluções para problemas”, disse. “O teste quer que as pessoas se posicionem com reflexões éticas, que enxerguem o ambiente e que raciocinem logicamente com o repertório que têm.”

Com o constante aprimoramento da metodologia da prova e o seu crescente uso como ferramenta para ingresso no ensino superior, a professora Paula apontou os principais elementos que justificam a participação de pessoas de todas as idades no exame.

“São quatro itens importantes: pessoas com mais de 18 anos sem ensino médio podem realizar a prova para obter essa certificação; com o Sisu, é possível entrar em pelo menos 92 universidades públicas; com o Prouni, os alunos têm acesso a pelo menos 400 instituições privadas; e o Enem já está sendo usado até como critério para entrada no ensino superior em Portugal”, explicou. “A prova continua sendo a mais importante do Brasil, e o aluno precisa se preparar muito bem, pois bons resultados garantem muitas portas abertas.”

Sobre os estudos, a professora deixou claro que a dedicação deve ser grande. “É importante que o aluno se organize, faça um plano de estudos e se dedique a ele, garantindo um tempo real de estudo diariamente, mesmo nas férias. É bom apertar o passo agora para que, perto da época da prova, o candidato possa ficar mais tranquilo.”

A entrevista está disponível, na íntegra, no site da CBN (clique aqui para acessá-la).