Professores participam de formação em tecnologia

Publicado em 8 de julho de 2015 às 17:05
Categorias: ,

O Departamento de Tecnologia Educacional do Dante realizou, no decorrer do primeiro semestre de 2015, diversas ações de formação de professores no uso de ferramentas tecnológicas. Além das formações coletivas, os professores tiveram a opção de solicitar suporte sob demanda. “Às vezes, um professor tem uma necessidade específica, e então alocamos alguém para dar suporte. Estamos sempre à disposição dos professores para atender suas demandas”, explicou a coordenadora-geral de Tecnologia, professora Valdenice Minatel.

A professora explicou que a ideia é estimular, constantemente, novas reflexões sobre o uso dos aparatos. “Não dá para pensar em uma imersão tão grande em tecnologia educacional sem a devida reflexão sobre o uso que fazemos das ferramentas”, explicou Valdenice. Há uma vasta gama de assuntos que podem ser abordados, entre os quais o uso do Moodle, dos iPads e das ferramentas da SMART, além de técnicas de aprimoramento de atividades por meio do ensino híbrido.

Também com foco na ampliação de aprendizado das profissionais que oferecem as formações, as professoras Celia Goulart, Solange Giardino, e Verônica Cannatá participaram da oficina de ‘Design Thinking para Educadores’, que abordou um modelo diferente de pensamento na busca por propostas e soluções a situações-problema. A professora Verônica também participou, com a professora de Ciências Carolina Lavini, do workshop ‘Performance Didática: comunicação na sala de aula’, na SOAP Brasil.

E o aprendizado desses cursos já começou a ser compartilhado dentro do Dante. A professora Solange Giardino, por exemplo, coordenou atividades de formação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I utilizando orientações do Design Thinking. Foram dois encontros interativos, nos quais os professores se responsabilizaram por experimentar ferramentas, em um primeiro momento, e compartilhar, cerca de três semanas depois, os resultados obtidos no decorrer das experiências. “Antes disso, trabalhamos com um mapa de empatia, para que os professores analisassem características dos estudantes, a fim de buscar soluções mais aplicáveis à realidade deles”, explicou Solange.

no images were found

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!