Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube
Home / Destaque

Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras conta com participação de mais de 400 alunos do Dante

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 11 de maio de 2017

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio participaram, pela primeira vez na história do Colégio Dante Alighieri, da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. Essa é a versão nacional de uma olimpíada criada em 1989 na França. A competição integra o que se nomeou Circuito Olímpico de Matemática, que consiste na realização de uma sequência de competições organizadas por diversos grupos, nacionais e internacionais.

Se, em março, 99 alunos de diversas idades participaram da Olimpíada Canguru de Matemática, antes mesmo de o Dante integrar o circuito, o número de participantes da instituição subiu para 406 na última competição, realizada em 20 de abril. Esses alunos integram 17 turmas do Colégio.

O coordenador do Departamento de Matemática, professor Milton Sgambatti Jr., explicou que a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras tem consideráveis diferenças em relação a outras competições. “Esse desafio não é uma prova que deve ser resolvida de modo individual, mas aplicada a um grupo de alunos da mesma série, que se mobiliza, com a tutoria do professor, para obtenção de respostas para diversas situações-problema”, disse.

“Desse modo, a olimpíada se alinha a nosso projeto pedagógico, pois valoriza o trabalho colaborativo e a capacidade de organização dos alunos, a responsabilidade compartilhada para alcançar resultados, a iniciativa dos alunos, a imaginação individual e coletiva e oferece a cada estudante a oportunidade de aprender com seus pares”, complementou o professor Milton.

O Dante passou a integrar o Circuito Olímpico de Matemática em 2017 com a intenção de aproximar os alunos da disciplina por meio da participação nessas disputas e oferecer suporte nos estudos. Para enriquecer as atividades em matemática, o Colégio também realizará, neste ano, sua primeira Olimpíada Interna de Matemática.

Categorias: Destaque