Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube
Home / Destaque

Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras conta com participação de mais de 400 alunos do Dante

Em 11 de maio de 2017

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio participaram, pela primeira vez na história do Colégio Dante Alighieri, da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. Essa é a versão nacional de uma olimpíada criada em 1989 na França. A competição integra o que se nomeou Circuito Olímpico de Matemática, que consiste na realização de uma sequência de competições organizadas por diversos grupos, nacionais e internacionais.

Se, em março, 99 alunos de diversas idades participaram da Olimpíada Canguru de Matemática, antes mesmo de o Dante integrar o circuito, o número de participantes da instituição subiu para 406 na última competição, realizada em 20 de abril. Esses alunos integram 17 turmas do Colégio.

O coordenador do Departamento de Matemática, professor Milton Sgambatti Jr., explicou que a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras tem consideráveis diferenças em relação a outras competições. “Esse desafio não é uma prova que deve ser resolvida de modo individual, mas aplicada a um grupo de alunos da mesma série, que se mobiliza, com a tutoria do professor, para obtenção de respostas para diversas situações-problema”, disse.

“Desse modo, a olimpíada se alinha a nosso projeto pedagógico, pois valoriza o trabalho colaborativo e a capacidade de organização dos alunos, a responsabilidade compartilhada para alcançar resultados, a iniciativa dos alunos, a imaginação individual e coletiva e oferece a cada estudante a oportunidade de aprender com seus pares”, complementou o professor Milton.

O Dante passou a integrar o Circuito Olímpico de Matemática em 2017 com a intenção de aproximar os alunos da disciplina por meio da participação nessas disputas e oferecer suporte nos estudos. Para enriquecer as atividades em matemática, o Colégio também realizará, neste ano, sua primeira Olimpíada Interna de Matemática.

Categorias: Destaque