Jornada de Informação Profissional apresenta 65 carreiras a alunos do Dante

Publicado em 29 de agosto de 2011 às 18:54

O Colégio Dante Alighieri realizou a XXV Jornada de Informação Profissional durante a manhã do sábado, 27 de agosto. Na ocasião, profissionais e universitários de 65 carreiras ficaram à disposição dos alunos do Colégio para sanar as dúvidas de quem está prestes a escolher uma profissão.

Na verdade, a Jornada, evento que desde 2009 passou a ser realizado a cada dois anos, teve início na sexta-feira, trazendo uma palestra do jornalista e apresentador do Globo Esporte, da TV Globo, Tiago Leifert. Conhecido por mudar o padrão do jornalismo esportivo nos últimos anos, mesclando notícias com humor, Tiago falou para turmas do 6º ano até a 3ª série do Ensino Médio do Dante a respeito de sua trajetória profissional e sobre como conseguiu espaço para inovar.

Já no sábado, cerca de mil alunos do Dante – em especial das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio – puderam conversar com profissionais e universitários – a maioria dos quais ex-estudantes do Colégio – para conhecer de perto o caminho e as possibilidades de uma profissão.

A cada encontro, os universitários contavam aos estudantes do Ensino Médio as alegrias, as frustrações, as dificuldades, enfim, tudo o que envolve a realização de um curso específico. Já os profissionais deram indicações aos alunos dantianos sobre as ocupações que uma carreira proporciona, além de mostrarem como funciona o mercado de trabalho.

“Escolher é sempre uma grande angústia. Então, nessa época de definição sobre um curso universitário, tentamos passar o máximo de informações e esclarecimentos aos alunos, mostrar para eles as ocupações da carreira. Tentamos mostrar que uma escolha profissional não define um caminho, mas que o importante é ter uma boa formação para aproveitar as oportunidades”, disse Silvana Leporace, coordenadora do Serviço de Orientação Educacional do Colégio.