Etapa final da Virada Literária envolve disputas acirradas entre alunos do 5º ano

Publicado em 2 de dezembro de 2016 às 12:10

O Colégio Dante Alighieri realizou, durante o mês de novembro, a etapa final da Virada Literária, competição anual que envolve uma série de atividades que avaliam os conhecimentos dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa. Antes da etapa final – um evento com muita torcida no auditório Miro Noschese –, os alunos participaram de diversos exercícios avaliativos em sala de aula. Um deles, por exemplo, foi a realização de quizzes para cada um dos sete livros lidos à época da competição.

A segunda etapa da competição consistiu em uma ação solidária, cuja pontuação dependeu da quantidade de livros de literatura infantojuvenil que cada classe arrecadou. As obras foram doadas para instituições sociais que atendem públicos com faixas etárias semelhantes às dos participantes da Virada.

A última parte do evento, realizada no Miro Noschese, envolveu conhecimentos dos sete livros indicados para leitura, em uma disputa com diversos tipos de questões, como criptogramas e perguntas a respeito de trechos das obras.  Os exercícios de todas as fases foram computados com a ajuda do Departamento de Tecnologia Educacional, que colaborou com a produção da Virada. Assim, ao fim da última etapa, todos já sabiam quais eram as salas vencedoras.

Os alunos da manhã fizeram a final divididos em dois grupos, de modo que o auditório pudesse comportar todos os integrantes das turmas: um grupo foi formado com alunos do 5º A, G, D e C, e o outro com alunos do 5º B, E e F. À tarde, a competição envolveu alunos do 5º H, I e J. As salas vencedoras foram os 5ºs D, F e I.

A coordenadora do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, professora Symone Oliveira, explicou que o formato do evento busca estimular o trabalho em equipe, tanto que, na etapa final, três representantes de cada sala trabalham juntos em busca das respostas. “É um evento do qual os alunos gostam bastante, e eles se envolvem muito em todas as etapas das atividades”, explicou. “Na reta final, também é muito importante que eles trabalhem em grupo e ouçam os colegas, pois isso acaba pesando bastante para encontrarem as respostas certas.”