Equipes de robótica do Dante recebem medalhas da FLL

Publicado em 1 de dezembro de 2016 às 10:58

As equipes de robótica do Colégio Dante Alighieri, Geetec e Pear, receberam, no dia 25 de novembro, as medalhas e os troféus conquistados durante a última etapa da FLL (First Lego League). Em um encontro na sala da Presidência, os alunos foram parabenizados por membros da diretoria executiva e pedagógica, com quem conversaram e tiraram fotos.

No encontro, além dos alunos e professores, estiveram presentes o presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, o diretor financeiro, João Ranieri, a diretora financeira, Milena Montini, a diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace, a coordenadora do Departamento de Orientação Educacional, professora Elenice Ziziotti, a coordenadora-geral pedagógica, professora Sandra Tonidandel, e a coordenadora-geral de Tecnologia, professora Valdenice Minatel.

Em seu discurso, o presidente do Colégio ressaltou a paixão com que os alunos realizam as atividades propostas pelo Colégio e relembrou a todos o caso da ex-dantiana Ana Carolina Paixão, que, por se envolver em tais atividades, conseguiu ser aceita na Universidade de Stanford. “Continuem nessa linha, nessa rota, que vale muito a pena”, comentou.

Para o aluno Edson Takei, membro da equipe GEETec, o encontro foi um momento único. “Essa entrega é muito importante. Representa toda a nossa trajetória, caminho percorrido, dificuldade, obstáculos, altos e baixos, tudo que fez nossa trajetória. Aprendemos bastante, e isso mostra o reconhecimento pelo Colégio, por mim e por toda a equipe”, comentou. A aluna Julia Menta, da PEAR, disse que a sensação de fazer algo tão relevante é incrível. “É ótimo porque sei que o Colégio me valoriza e não estou fazendo nada em vão, pelo contrário, estou contribuindo para o mundo”, disse.

Formada por Edson Kenzo Takei, Gabriel Raniere Gomes Silva, João Sabino Guimarães Madureira, Juliana Martes Sternlicht, Lino Gerardi Neto, Maria Luísa de Araújo Fortunato Freire, Pedro Ricardo Gava Rubio e Raphael Augusto Silva Giannattasio, a equipe GEETec levou o prêmio de melhor Solução Inovadora de Pesquisa, conquista que exigiu muita preparação e pesquisa sobre a solução proposta: uma manta para magnetoterapia, que auxilia nas dores musculares e estresses de cavalos usados em terapias, o que contribui para que cavalos e pacientes de equoterapia possam ter uma interação melhor.

Já a equipe PEAR, formada por Alessandra Rister Portinari Maranca, Fernando Maldaun Cabral, João Pedro Kayano Leal, Júlia Cotta Hossepian, Julia Menta, Mila Matalon, Pedro Silveira Prodonoff e Vitor Gasparetto Inserra, levou o prêmio de melhor Apresentação de Pesquisa com o projeto “Existe Pássaro em SP”, que visa resgatar a avifauna na região metropolitana, contribuindo assim para a qualidade de vida dos pássaros e, como consequência, para a qualidade de vida dos humanos. A equipe se classificou para a etapa nacional, que acontecerá em março de 2017.

As duas equipes foram orientadas pelos professores Danilo Yoneshige, Rodrigo Assirati e Tania Luciano, e tiveram mentoria de Gabriel Leite (ex-aluno e ex-membro da equipe GEETec) e João Pedro Vilas Boas.