Dantianos fazem doações de ovos de Páscoa

Publicado em 23 de abril de 2014 às 17:30

O Colégio Dante Alighieri enviou uma comitiva de alunos do Ensino Médio à creche Quintal da Criança, em 16 de abril, para realizar a já tradicional entrega de ovos de Páscoa às crianças da instituição localizada no centro de São Paulo.

Ao todo, 240 ovos – arrecadados pelos alunos do Ensino Médio do Dante – foram doados ao Quintal da Criança, que atende crianças de 3 a 6 anos e é um dos projetos da Associação Maria Flor Carmelis. A instituição também conta com um berçário (para crianças de 0 a 3 anos) e com um programa de Contra turno Escolar, no qual são oferecidas aulas de informática e de musicalização para estudantes de 6 a 11 anos.

Toda essa explicação foi dada pela irmã Derly Fabres, presidente da instituição, e pela diretora Sueli Aparecida Stipp aos alunos do Dante logo na chegada ao Quintal da Criança. Em sua maioria, as crianças atendidas pela creche são filhas de trabalhadores (catadores de materiais recicláveis, vendedores ambulantes e diaristas) que lutam contra uma situação financeira precária e moram no centro de São Paulo.

Enquanto os pais trabalham, as crianças passam o dia todo no Quintal da Criança, onde recebem refeições e participam de diversas atividades lúdico-educacionais. “A educação é a única saída para essas famílias carentes. E o que trabalhamos aqui com as crianças reflete nas famílias”, explicou Sueli Stipp.

Após a conversa com as responsáveis pelo projeto, os dantianos foram divididos em quatro turmas e entregaram os ovos de Páscoa às crianças. “Vou guardar meu ovo para abrir em casa no dia da Páscoa”, disse Cauã Peter dos Santos, de 4 anos, que, assim como seus colegas de Quintal da Criança, se divertiu brincando com os alunos do Dante.

Aluna da 2ª série C do Ensino Médio do Dante, Stephanie Dona gostou da visita ao Quintal da Criança. “É a primeira vez que venho aqui e achei maravilhoso. Gostei, principalmente, de brincar com as crianças. Elas vêm de coração aberto e a gente as recebe”, disse a estudante. “Eu já tinha visitado A Mão Branca (Associação de Amparo aos Idosos). Sempre que tenho a oportunidade, gosto de participar dessas ações sociais”, completou.

Acompanhando a visita, a professora Maria Aparecida Tebecherani, do Serviço de Orientação Educacional – setor que ajuda nas ações sociais do Colégio, divulgando as campanhas e convidando os alunos a participar –, destacou a importância de os dantianos se engajarem nesse tipo de iniciativa. “Temos alunos bem engajados e interessados. Atividades como essa são um despertar para esses alunos sobre outra realidade”, disse.

Outras instituições

Além dos ovos de Páscoa doados pelos estudantes do Ensino Médio ao Quintal da Criança, os outros alunos do Dante também se engajaram em uma campanha de arrecadação e doação para outras instituições.

Assim, receberam doações de ovos de Páscoa as seguintes instituições: Associação Acorde – Oficinas Para Desenvolvimento Humano (280 ovos), Casa Santa Bakhita (30 ovos), Associação Casa Liberdade e Vida (35 ovos), Associação de Mulheres de Força e Coragem (60 ovos), E.E Indígena Guarani GwíraPepó (95 ovos) e Associação Cultural Sorriso do Futuro (60 ovos).

Contabilizando os 240 ovos levados ao Quintal da Criança, os alunos do Dante arrecadaram e doaram, em 2014, 800 ovos.

Para conhecer um pouco mais sobre as instituições que receberam as doações e saber como ajudá-las, seguem mais informações abaixo:

Associação Acorde – Oficinas Para Desenvolvimento Humano
Estrada do Moinho Velho, 243 – Jd. Tomé – Embú – SP