DanteDigital: prova de dedicação

Publicado em 30 de outubro de 2011 às 13:59
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Milhares de alunos, pais e professores acompanharam as atividades do Dante Digital 2011, realizado entre os dias 24 e 29 de outubro. Promovido pelo Departamento de Educação Tecnológica a cada dois anos, o evento contou com uma programação especial, repleta de atrações tecnológicas, teatrais, musicais, a maioria delas voltadas à educação. Apresentaram-se ali especialistas consagrados como o psiquiatra Jairo Bouer, que ministrou uma palestra sobre “Segurança e Ética na Internet”, logo no início do evento. Além disso, oito bandas fizeram shows e ficaram em exposição 23 estandes. Isso sem contar as projeções mapeadas nos prédios do Colégio, as encenações teatrais (incluindo o já famoso espetáculo da a companhia de Playback Theatre) e os sorteios de seis tablets, realizados durante toda a semana.

Em tempo real, a Rádio web Acorde em Ação, feita por alunos do Dante e por jovens da ONG Acorde, com orientação do Departamento de Tecnologia Educacional, transmitiu toda a programação do evento. O destaque da rádio foi o Ano Internacional da Física, celebrado em 2011. Para a professora Valdenice Minatel, o DanteDigital, bem como a cobertura do evento feita pelos jovens, promove o uso consciente e eficaz dos recursos tecnológicos no auxílio à educação. Ali, “a tecnologia precisa ser pretexto de um contexto educacional amplo”, afirma. E, segundo ela, é esse um dos motivos para que a programação do evento seja tão vasta e atinja aos mais diferentes gostos.

No ginásio de esportes, que foi o palco principal das atividades, poderiam ser visitados estandes com o resultado de pesquisas e trabalhos desenvolvidos pelos alunos de várias faixas etárias do Colégio nas mais diversas áreas do conhecimento. Era possível observar, por exemplo, um grupo de alunos explicando aos visitantes todos os projetos desenvolvidos na área da botânica e, a poucos metros de distância, outro grupo de estudantes do Grupo de Estudos Experimentais em Tecnologia (GEETec) que explicava alguns dos projetos desenvolvidos em robótica.

Mas, no mesmo espaço em que eram discutidos temas sérios e técnicos de maior ou menor complexidade, alunos podiam ter momentos de descontração e diversão com brinquedos como o Super Pong, um jogo semelhante ao do videogame Pong, da Atari, um dos primeiros jogos de vídeo game de sucesso no mundo. Mas o diferencial é que, ao invés de ser uma representação de uma partida de pingue-pongue, o Super Pong simula uma partida de pebolim. A tela é uma mesa do tamanho de uma mesa de tênis de mesa, na qual são projetados o campo, as paletas (que representam o time) e a bola. Para controlar o posicionamento do time, há, nas laterais das mesas, quatro pinos que são operados por dois jogadores e que, ao serem girados, deslocam as fileiras de paletas. O primeiro time que marcava três gols vencia a partida.

Lego – Em outro estande, voltado ao Ensino Fundamental, a Professora Regina Marques e seus alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental mostravam o trabalho que fizeram com peças de Lego em homenagem aos 100 anos de fundação do Dante. Regina e outros professores orientaram as crianças sobre como montar uma maquete representando a construção do Colégio em 1911. Ao lado, construíram também uma maquete da obra do túnel da avenida 9 de julho, construído em 1940. O aluno Lucca Nasser, do 2º ano G do Ensino Fundamental, diz que adora brincar com as peças e que “foi muito bom montar essas construções porque eu aprendi como foi a construção do Dante”.

E não foram só os alunos que ocuparam o espaço dos estandes, mas também algumas instituições e empresas que trouxeram ao evento tecnologia de ponta. Nesse sentido, o espaço da Fiap foi um dos que mais atraiu os olhares de curiosos. Ali, os pequenos puderam fazer batalhas de robôs nas quais cada máquina carregava uma bexiga que o robô oponente buscava arrebentar. No mesmo local, os jovens interessados em alta tecnologia puderam ver em funcionamento uma impressora 3D, que constrói objetos de plástico a partir de desenhos em um programa de computador.

Outro local que atraiu os mais apaixonados por tecnologia foi o da Global Code, empresa parceira do Colégio e que desenvolve aplicativos baseados na plataforma de hardware livre Arduino. A partir dessa plataforma, que utiliza a linguagem C para o desenvolvimento dos programas e foi criada para popularizar o uso da tecnologia por jovens, é que a maioria dos projetos de robótica do Colégio é desenvolvida. No estande, um engenheiro explicava aos interessados como era possível, a partir do Arduino, programar um Ipad para controlar as luzes de uma casa, por exemplo.

Competição – No evento, em meio às discussões tecnológicas, era possível ver, no sábado, dia 29 de outubro, uma competição de foguetes de água, promovida pela Departamento de Física junto aos alunos da 1ª série do Ensino Médio. De modo descrito por um dos alunos como “diferente, peculiar e interessante”, os competidores foram à quadra com fantasias relacionadas ao nome de suas equipes. E, para vencer, precisavam aplicar conceitos vistos em sala de aula. Outra disputa acirrada promovida durante o evento, no dia 26 de outubro, foi o Soletradante, voltado aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.

Arte – Além das atividades relacionadas às ciências, foram promovidas peças de teatro no evento. Uma delas, preparada e encenada pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio, versou sobre a história da química. A narrativa misturou ficção e realidade contando a biografia de alguns dos cientistas mais importantes para a construção do conhecimento. Alunos caracterizados como Marie Curie e Fritz Haber encantaram a plateia de pais e alunos com experimentos químicos visuais. Para Rodrigo Margoni, administrador de empresas, que é ex-aluno e assistiu à apresentação, esse tipo de encenação “mostra a história da ciência de maneira interativa e interessante. É fácil de entender e memorizar a importância de cada cientista”.

Ainda no campo das artes, foram promovidas, apresentações de bandas musicais que agradaram a todos os gostos. Para os mais afeitos a percussões, a abertura e o fechamento do evento, feitos respectivamente pelaRateria, a bateria da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e pela BatucAcorde, a bateria da ONG Acorde, foram um prato cheio. Tocando um ritmo mais pop e rock, as bandas Vegas e Stealth, por exemplo, compostas por alunos do Dante, ajudaram a deixar o evento animado com seus pocket shows.

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