Dante recebe empresa que prepara para estudos nos EUA

Publicado em 2 de outubro de 2015 às 16:49

O Colégio Dante Alighieri recebeu, na noite de 17 de setembro, uma equipe da Student Travel Bureau (STB), empresa que gerencia planos de intercâmbio. Nessa data, a equipe do University Counseling, divisão que atua no preparo de candidatos a estudos de graduação nos Estados Unidos, responsabilizou-se por transmitir aos pais e alunos ali presentes dados e experiências sobre a vida acadêmica no exterior.

A apresentação ficou por conta de Felipe Watanabe, brasileiro que se graduou em Economia na Jacksonville State University, e do estadunidense Brady Norvall, que integram a equipe de mentores desse programa específico da STB. Uma das primeiras observações de Felipe já foi bastante curiosa: segundo ele, apesar do interesse dos brasileiros a respeito das instituições de ensino superior dos Estados Unidos, as universidades de lá não são necessariamente melhores do que as brasileiras.

Com isso, ele chamou a atenção para o fato de que uma das propostas da empresa em que trabalha é, primeiro, compreender mais profundamente os objetivos acadêmicos e profissionais do aluno, de forma que os mentores possam, a partir daí, ajudá-lo a perseguir o objetivo. Entretanto, isso só será possível depois de se conhecerem as verdadeiras intenções do aluno, modo pelo qual se procura desmistificar a busca por universidades como a de Harvard apenas pelo fato de serem renomadas. “Certa vez, atendemos pais que buscavam uma vaga em Harvard para o filho, mas que nunca tinham notado que aquela universidade nem tinha o curso pretendido”, exemplificou.

Um aspecto, porém, bastante positivo mencionado por Felipe foi a liberdade de montar o seu próprio currículo nas universidades americanas. “Senti que tinha controle sobre o meu futuro, e não que estava estudando estritamente o que queriam que eu estudasse”, disse. Para ilustrar o fato, utilizou-se da reprodução de um currículo similar ao que montara para si, acrescentando que, a depender das escolhas do estudante, ele pode sair da universidade com um duplo bacharelado.

Como exemplo desse tipo de estratégia, mencionou a circunstância de que se o currículo do aluno é composto por 12 disciplinas essenciais para determinada especialidade, 8 disciplinas gerais e 12 eletivas (que dão ao aluno a chance de se aprofundar em segmentos específicos e não necessariamente ligados à primeira área de interesse), ele pode compor essa última grade apenas com disciplinas de outra área específica, o que lhe renderia, então, o duplo bacharelado.

Outro ponto tido como essencial, para Felipe, no currículo estadunidense é a vida em comunidade. “Lá, você estuda um pouco de tudo, e todos [de todas as áreas] podem conversar. A ideia de ‘acabou a aula, acabou o dia’ não existe lá. Quando acaba a aula, começa o momento de aprender com a comunidade, aprender a gerenciar responsabilidades”, explicou.

A isso se alia o fato de lá, na análise curricular dos candidatos, se levarem bastante em conta as experiências extracurriculares e comunitárias das pessoas – principalmente quando elas deixam claro que a ação priorizou a transformação positiva da realidade ao redor deles, e não o enriquecimento do currículo pessoal. “Você não precisar ir longe para fazer atividades extracurriculares. Às vezes parece que as pessoas fazem isso para incrementar o currículo”, disse.

Os palestrantes lembraram que experiências diferentes também podem interessar os responsáveis pela análise dos essays (ensaios). A título de exemplo, citaram o caso de uma brasileira que relatou a experiência de ser vegana no Brasil. “O relato mostrou os caminhos dela para seguir no ‘veganismo’, algo tão difícil no Brasil por ser tão cultural [o consumo de carne e outros produtos derivados de animais]”, disseram.

Felipe Brady, por sua vez, tratou de tópicos essenciais na candidatura, entre os quais estão as médias escolares, os testes de domínio do inglês (como o SAT e o TOEFL), os ensaios, a relação de atividades extracurriculares desempenhadas pelo candidato e as cartas de recomendação. Finalizada a palestra, pais e alunos puderam tirar dúvidas sobre o programa preparatório da STB e também sobre a vida de acadêmico nos Estados Unidos.