Dante premia alunos em concurso de redação

Publicado em 27 de novembro de 2014 às 12:54

O Colégio Dante Alighieri realizou, na noite de 25 de novembro, uma grande celebração em homenagem aos alunos vencedores do XXIX Concurso de Redação, da IV Virada Literária 2014 e do SoletraDante. Os 46 textos mais bem avaliados, escritos por alunos do Ensino Fundamental II e Médio, foram compilados em um livro*, lançado durante o evento.

Na ocasião, quatro grandes escritores brasileiros que morreram em 2014 foram homenageados: Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro, Manoel de Barros e Rubem Alves. Além de várias citações realizadas no decorrer do evento, foram exibidos vídeos com entrevistas e lidas as produções dos autores (os textos lidos no evento estão disponíveis ao fim desta matéria).

A coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa, professora Maria Cleire Cordeiro, parafraseou Manoel de Barros e elogiou os alunos pela exímia produção. “Manoel de Barros escreveu que ‘poesia é voar fora da asa’. Voar fora da asa era o ofício desses grandes escritores, e também é o ofício de vocês, hoje premiados, que, utilizando palavras, se destacaram com brilho e encanto”, afirmou. “Como Rubem Alves disse, as palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos”, concluiu.

O vice-presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, parabenizou os alunos pela excelência dos textos produzidos. “Li, atentamente, a mensagem dos escritores, e ela nos motiva a esperar um Brasil melhor do que o que temos hoje. Nós precisamos de vocês, personagens fundamentais para mudar o país”, disse.

Para a realização da IV Virada Literária, mais de 270 alunos (na etapa dos alunos do 8º ano) leram nove livros, que foram debatidos e analisados no decorrer do ano. Como meio de avaliação sobre a compreensão das obras, eles responderam 94 questões durante a competição. O grande vencedor foi o aluno Arnaldo Donardi Marçula, do 8º ano. Já no SoletraDante (na etapa dos alunos do 6º ano), que segue os moldes do programa “Soletrando”, do programa Caldeirão do Huck, os vencedores foram os alunos Frederico Constant Rocha da Silva (manhã) e Felipe Pola da Costa Leite (tarde).

Na cerimônia, o público pôde acompanhar diversas apresentações artísticas: o Vocal Dante, regido pela maestrina Gisele Cruz, apresentou as canções “O tempo”, do grupo Pato Fu, e “Meu erro”, dos Paralamas do Sucesso. O aluno Artur Andrade, da 3ª série do Ensino Médio, tocou, no piano, os trechos “O polichinelo” e “Branquinha”, de “A prole do bebê”, composição de Heitor Villa-Lobos. Ao lado de Artur, os alunos João Rubio e Yasmine Mafuld, também da 3ª série, apresentaram as canções “Turtle blues”, de Janis Joplin, e “Something”, dos Beatles.

Além disso, o aluno Fernando Cézar, do 7º ano, leu escritos de Rubem Alves sobre o papel das escolas. A aluna Ana Pankowski Vieira, também do 7º ano, fez uma leitura expressiva do texto “O sentido da escrita”, escrito por ela para o concurso.

*Errata: Devido a uma falha na finalização do livro, foram trocados os nomes e textos dos autores dos contos “Infinito” (p. 106) e “Espelho” (p. 108). O primeiro  foi escrito pela aluna Ysis Barreto Donati, e o segundo, pelo aluno Rafael Schmitt Corrêa de Oliveira Barros.

Biografias

João Ubaldo Ribeiro (1941-2014) foi um grande escritor brasileiro. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira nº 34. Recebeu o Prêmio Camões em 2008. A exemplo de Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro foi um grande disseminador da cultura brasileira, sobretudo a baiana. Sua obra “Sargento Getúlio”, publicada em 1971, lhe rendeu o Prêmio Jabuti de Revelação de Autor, em 1972. A obra chegou ao cinema nos anos 80, protagonizada pelo ator Lima Duarte. Em 1984, Ubaldo ganhou o Prêmio Jabuti com o romance “Viva o Povo Brasileiro”, e o romance “O Sorriso do Lagarto” foi adaptado para uma minissérie na televisão.

Rubem Alves (1933-2014) foi teólogo, educador, tradutor e escritor brasileiro. Autor de livros de filosofia, teologia, psicologia, educação e de histórias infantis. Desse conjunto de obras destacam-se “O Que é Religião?”, “A Volta do Pássaro Encantado”, “O Patinho que não Aprendeu a Voar”, “Variações Sobre a Vida e a Morte” e “Filosofia da Ciência”.

Ariano Suassuna (1927-2014) foi um grande escritor brasileiro. “O Auto da Compadecida”, sua obra-prima, foi adaptada para a televisão e para o cinema. Sua produção reflete, além da capacidade imaginativa, um vasto conhecimento sobre o folclore nordestino. Era poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, professor e advogado. Em 1990, ocupou a cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi eleito para a cadeira nº 18 da Academia Pernambucana de Letra e, em 2000, ocupou a cadeira nº 35 da Academia Paraibana de Letras. Ariano Suassuna recebia inúmeros convites para realizar “aulas-espetáculos” em várias partes do país, ocasiões em que, com seu estilo próprio e seus “causos” imaginativos, deixava o público encantado.

Manoel de Barros (1916-2014) foi um grande poeta brasileiro. Aos 19 anos, escreveu seu primeiro poema, e a partir de então sua veia poética não mais deixou de pulsar. Ganhou prêmios importantes, como o Prêmio Orlando Dantas, em 1960, ofertado pela Academia Brasileira de Letras em reconhecimento ao livro “Compêndio para Uso dos Pássaros”. Sua obra posterior “Gramática Expositiva do Chão” foi contemplada com o Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal, enquanto “Sobre Nada” ganhou outra honraria, desta vez de âmbito nacional.

Confira, a seguir, a lista dos vencedores do concurso de redação:

Clara Yasuda Sampaio

Gabriella Papaiz de Mello Franco