Dante premia alunos em atividades de literatura

Publicado em 17 de novembro de 2014 às 17:17

O Colégio Dante Alighieri realizou, em 29 e 31 de outubro, duas premiações: a da 3ª Maratona “Pequenos escritores, grandes leitores”, da qual participam alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e a da Virada Literária, destinada aos dantianos do 5º ano.

O primeiro evento é um concurso de redação, cujos textos, produzidos durante todo o ano, são o resultado da prática de diferentes gêneros. Posteriormente, uma comissão avaliadora composta por professoras escolhe as produções mais criativas – em certas ocasiões, os próprios alunos de cada sala opinam para ajudar as docentes. Ao fim, a melhor redação de cada sala é premiada.

A Virada Literária, por sua vez, consiste na leitura de diversos livros no decorrer de um semestre e na contínua realização de questionários sobre cada um deles. Ao fim, os três alunos de cada período com a maior pontuação são premiados.

A coordenadora do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, professora Symone Oliveira, parabenizou os alunos pela participação e elogiou o desempenho deles na produção textual e nas respostas dos questionários. “Todos estão de parabéns, não só os vencedores. Continuem se esforçando, escrevendo sempre. É sempre bom vê-los se dedicando à produção de algo tão bonito”, disse, na ocasião, lembrando-os de suas futuras participações, nos próximos anos, inclusive no Ensino Médio, em outras atividades relacionadas à produção de textos.

A professora Symone explicou que a cerimônia se justifica pelo capricho dos alunos em cumprir uma agenda extensa de atividades. “Ambos os trabalhos são longos, pois, diferentemente de outros concursos de redação, o nosso é feito no decorrer do ano. E a virada, por sua vez, só pode ser realizada com o passar dos meses, já que os alunos precisam ler diversos livros”, explicou.

Para animar os encontros, o Dante recebeu, no primeiro dia, a contadora de histórias Lívia Alencar. No segundo dia, foi a vez de o contador Samuca se apresentar no auditório. Ambos já se apresentaram a alunos do 5º ano do Colégio em outras ocasiões: Lívia contando uma versão de “As mil e uma noites”, e Samuca com a história “As babuchas de Abu Kasem”.

Confira, a seguir, a lista de vencedores da Virada Literária nos períodos da manhã e da tarde, respectivamente:

1º lugar: Mariana Paes Leme Cardoso da Silva (5º B)
2º lugar: Maria Luiza de Chantal Sauer Chaves (5º B)
3º lugar: Matias Barrandeguy Oreste (5º D)

1º lugar: Ana Clara Loyola Neger (5ºI)
2º lugar: Isabella Lisboa Xavier de Brito (5ºK)
3º lugar: Sidney Barbosa de Oliveira (5ºJ)

Confira, a seguir, a lista de vencedores da maratona “Pequenos escritores, grandes leitores”:

2º A – Mirela Mascaro Yazbek
2º B – Adrienne Haddad Pavan