Dante celebra o Dia da República Italiana

Publicado em 2 de junho de 2017 às 17:53

O Colégio Dante Alighieri celebrou, em 2 de junho, o Dia da República Italiana, comemorando-se 71 anos do dia em que a Itália, por meio dos votos de seus cidadãos, tornou-se uma república. Em uma cerimônia realizada no Pátio Central, membros da Diretoria, professores e alunos se reuniram para celebrar a data, com direito ao hasteamento das bandeiras do Brasil e da Itália e a apresentações dos respectivos hinos nacionais.

O evento contou com a presença do cônsul-geral em São Paulo, Michele Pala, do presidente do Colégio, dr. José Luiz Farina, e dos conselheiros João Ranieri, Milena Montini, dr. Celso Azzi, José de Lorenzo Messina, Paulo Savoldi, dr. Mario Barra, Cristina Messina e Gianvittorio Taralli. Estiveram também presentes dr. Alfio Paglia, presidente da AEDA, o professor Augusto Bellon, diretor de educação do consulado da Itália em São Paulo, e outras autoridades.

Acompanhados do hino nacional italiano, os alunos Gabriela Xavier Ayoub, do 4º ano G, Federico Accossato, do 5º ano I, e Ana Vieira dos Santos Guerra, do 4º ano H, hastearam as bandeiras do Brasil, da Itália e do Colégio Dante Alighieri, respectivamente.

Em seguida, executou-se e cantou-se o hino nacional brasileiro, após o qual a aluna Carolina Cicarelli Serrentino, do 9º ano F, fez um discurso alusivo à data histórica. “Para nós do Colégio, este dia representa um momento de festejar a Itália, mas, sobretudo, de celebrar a ligação da nossa escola com a Itália, em particular com a língua e a cultura italiana, também presente na cultura brasileira”, disse a aluna.

Na sequência, o presidente do Colégio também discursou. Em sua fala, dr. Farina lembrou o modo como se deu a imigração italiana para o Brasil, momento que trouxe muitos benefícios a ambos os países e até hoje gera frutos, principalmente no campo da cultura.

Por fim, os alunos do 1º ao 4º ano do CLeCI – Curso de Língua e Cultura Italiana – cantaram a música “Quando i bambini fanno ohhh”, e o ministro Michele Pala, cônsul-geral da Itália, realizou o seu discurso, no qual parabenizou os alunos e agradeceu ao Colégio.