Português Italiano English Español
Home / Institucional

Coordenadora do Dante participa de aula da Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Em 12 de dezembro de 2016

A coordenadora-geral pedagógica do Colégio Dante Alighieri, professora Sandra Tonidandel, participou de uma aula do curso de Didática para Ciências e Biologia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Coordenado pela professora Suzana Ursi, o curso é destinado a aprofundar o conhecimento de professores e tem o conteúdo disponibilizado gratuitamente no YouTube.

Ao todo, são 28 aulas, que contam também com momentos de reflexão e entrevistas especiais, além de apresentações dinâmicas destinadas a colaborar com a didática dos professores. A professora Sandra foi convidada a falar sobre a importância da inserção, nas aulas, de temas que, por algum motivo, possam ser considerados polêmicos ou controversos.

“Quando falamos em Ciências para o Fundamental II, ou em Biologia para o Ensino Médio, é difícil não trazermos temas que a população discute, para que, dentro de sala de aula, todo o conceito abordado faça sentido para eles”, explicou no início da aula. “O processo de ensino e aprendizado em Biologia e Ciências fica bastante significativo quando trazemos esses temas, então os alunos se envolvem e ficam muito mais motivados, além de desenvolverem outras habilidades e competências.”

A professora Sandra também afirmou que os professores devem estar atentos a discussões que vêm ganhando espaço na sociedade e a temas abordados pela imprensa, por exemplo. “Todo ano vemos os professores discutindo com seus colegas e com os próprios alunos esses temas. Um tema que se abordava em aula, mas sem receber tanta atenção, era a questão do gênero, da sexualidade e do sexismo. Isso acaba virando tema para a Biologia por conta de diversos assuntos, como gametas, genética e fecundação. Alunos e professores devem trazer esses temas, e não evitá-los”, comentou.

A propósito de outros temas que já receberam grande espaço em aula, a professora Sandra citou o aquecimento global e a produção de alimentos com o uso de transgênicos. “Há vários temas a se abordar, mas alguns acabam se tornando mais atuais”, disse, lembrando também que há diferenças no tipo de abordagem em sala de aula, que deve ser adequada à faixa etária dos alunos.

“Para os nossos alunos mais novos, do 6º ano, não trazemos os assuntos se não há um contexto, e se não são eles próprios que pedem por isso. A abordagem desses assuntos deve ser uma demanda deles”, disse. “Como eles ainda não passaram por disciplinas como Filosofia e Sociologia, as discussões ficam em um nível mais superficial. Já no Ensino Médio, a abordagem é mais interdisciplinar.”

Confira, a seguir, a entrevista concedida pela professora Sandra (ou clique aqui para acessar a playlist com todo o curso de Didática para Ciências e Biologia da Univesp):

Categorias: Institucional