Português Italiano English Español
Home / Institucional

Coordenadora do Dante participa de aula da Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 12 de dezembro de 2016

A coordenadora-geral pedagógica do Colégio Dante Alighieri, professora Sandra Tonidandel, participou de uma aula do curso de Didática para Ciências e Biologia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Coordenado pela professora Suzana Ursi, o curso é destinado a aprofundar o conhecimento de professores e tem o conteúdo disponibilizado gratuitamente no YouTube.

Ao todo, são 28 aulas, que contam também com momentos de reflexão e entrevistas especiais, além de apresentações dinâmicas destinadas a colaborar com a didática dos professores. A professora Sandra foi convidada a falar sobre a importância da inserção, nas aulas, de temas que, por algum motivo, possam ser considerados polêmicos ou controversos.

“Quando falamos em Ciências para o Fundamental II, ou em Biologia para o Ensino Médio, é difícil não trazermos temas que a população discute, para que, dentro de sala de aula, todo o conceito abordado faça sentido para eles”, explicou no início da aula. “O processo de ensino e aprendizado em Biologia e Ciências fica bastante significativo quando trazemos esses temas, então os alunos se envolvem e ficam muito mais motivados, além de desenvolverem outras habilidades e competências.”

A professora Sandra também afirmou que os professores devem estar atentos a discussões que vêm ganhando espaço na sociedade e a temas abordados pela imprensa, por exemplo. “Todo ano vemos os professores discutindo com seus colegas e com os próprios alunos esses temas. Um tema que se abordava em aula, mas sem receber tanta atenção, era a questão do gênero, da sexualidade e do sexismo. Isso acaba virando tema para a Biologia por conta de diversos assuntos, como gametas, genética e fecundação. Alunos e professores devem trazer esses temas, e não evitá-los”, comentou.

A propósito de outros temas que já receberam grande espaço em aula, a professora Sandra citou o aquecimento global e a produção de alimentos com o uso de transgênicos. “Há vários temas a se abordar, mas alguns acabam se tornando mais atuais”, disse, lembrando também que há diferenças no tipo de abordagem em sala de aula, que deve ser adequada à faixa etária dos alunos.

“Para os nossos alunos mais novos, do 6º ano, não trazemos os assuntos se não há um contexto, e se não são eles próprios que pedem por isso. A abordagem desses assuntos deve ser uma demanda deles”, disse. “Como eles ainda não passaram por disciplinas como Filosofia e Sociologia, as discussões ficam em um nível mais superficial. Já no Ensino Médio, a abordagem é mais interdisciplinar.”

Confira, a seguir, a entrevista concedida pela professora Sandra (ou clique aqui para acessar a playlist com todo o curso de Didática para Ciências e Biologia da Univesp):

Categorias: Institucional