Colégio inaugura mural de Dante Alighieri pintado por alunos

Publicado em 20 de março de 2012 às 14:19

O Colégio Dante Alighieri inaugurou, na última semana, um mural pintado pelos próprios alunos a partir de um desenho do artista plástico Claudio Canato, também responsável pela organização do trabalho. A obra, que traz cem painéis com figuras do autor do clássico “A Divina Comédia”, está exposta na parede interna adjacente ao portão da Escola que dá acesso à Alameda Casa Branca.

O processo de realização do mural começou em 2011, com a ideia de homenagear o centenário do Colégio, completado em 9 de julho. Assim, Canato fez um desenho com a figura do poeta Dante Alighieri, imagem esta que foi impressa por silk screen em madeiras.

Já na Bienal de Arte do Colégio, realizada em 17 de setembro, alunos do Dante pintaram as imagens presentes nas madeiras durante uma oficina ministrada por Claudio Canato. Cem desses trabalhos foram utilizados na composição do mural.

“A intenção era pintar com uma referência mais pop, em um estilo Andy Warhol. Os alunos foram pintando e eu os orientei. Tentamos delimitar as cores”, explica Canato. Após a Bienal, os estudantes continuaram trabalhando na obra até o começo de 2012.

Encerrada a pintura, Claudio Canato cuidou da montagem do mural. “Montei a obra no chão mesmo. Fiz uma distribuição das imagens de uma forma pensada, por cores. Tentei aproximar os tons. Depois, transportei para a parede”, afirmou o artista, satisfeito e surpreso com o resultado do trabalho.

“Ficou bem colorido, foi um resultado surpreendente. Não esperava que ficasse tão bonito assim. Mas foi uma boa iniciativa. É um trabalho dos alunos que vira uma obra de arte para o Colégio, que embeleza o lugar e motiva as crianças a fazer arte”, aponta Canato.

Segundo o artista plástico, a oficina realizada na Bienal e o desenvolvimento do mural animaram os estudantes do Colégio, o que resultou no aumento da procura por vagas no curso livre de pintura ministrado por Canato no Dante.

“A recepção de alunos e pais foi ótima, deu muito certo, até mesmo por ser um trabalho interativo. Muitos pais me agradeceram e me parabenizaram pela oficina. E muitos alunos que estão fazendo meu curso este ano vieram dessa oficina”, disse, aproveitando para convidar mais estudantes a participar de suas aulas.

O curso de pintura de Claudio Canato é ministrado no próprio Colégio em dois dias da semana. Às quartas-feiras, em três horários (13h30 às 15h, das 15h30 às 17h e das 18h30 às 20h), e às quintas-feiras, também em três períodos (13h30 às 15h, 15h30 às 17h e das 17h30 às 19h). Os interessados em participar da atividade devem procurar o Departamento de Cursos Livres do Dante.