Categorias: Ensino Médio, Notícias
O Departamento de Física do Colégio Dante Alighieri promoveu, em 15 de agosto, o módulo “Ondas, para quê?”, voltado a alunos da 3ª série do Ensino Médio. A novidade da iniciativa deu-se pelo fato de ter sido a aula ministrada por três estudantes – Arthur Prado De Fazio, da 3ª série D do Ensino Médio; Bruno do Rosario Petrucci, da 3ª série E do Ensino Médio, e Paulo Abrusio da Cunha, da 2ª série C. A professora Cristiane Tavolaro supervisionou o trabalho dos dantianos.
Bruno, Arthur e Paulo fazem parte do projeto Conecta, criado pelo Departamento de Física. Nele, os alunos são convidados a se tornarem assistentes em algumas atividades da disciplina, atuando, por exemplo, em plantões de dúvidas – como monitores – e nos módulos.
Assim, todos os estudantes do Conecta receberam o convite para ministrar o módulo sobre ondas. Após aceitarem o desafio, Bruno, Arthur e Paulo foram orientados pela professora Cristiane Tavolaro. Eles tomaram contato com a teoria e treinaram para poder passar o conteúdo aos seus colegas.
“Bruno, Arthur e Paulo se esforçaram muito, estudaram bastante em casa. Destaco o esforço e a dedicação deles”, disse a professora Cristiane Tavolaro, que esteve o tempo todo supervisionando a atividade.
No módulo, os três estudantes apresentavam vídeos (em simuladores virtuais) de fenômenos relacionados a ondas e propunham aos outros alunos que realizassem experimentos para visualizar o conteúdo na prática. Cabe destacar que, na atividade, foram utilizados pela primeira vez equipamentos (cordas vibrantes e tubos sonoros) recém-adquiridos pelo Departamento de Física.
“O propósito dessa atividade foi ilustrar conceitos relacionados a ondas. Buscamos possibilitar que os alunos fizessem experimentos e usassem simuladores virtuais. Quisemos mostrar como as partículas se comportam quando a onda se propagada em um meio. Por exemplo, ondas sonoras se propagando no ar”, explicou a professora Cristiane. “Eu achei o módulo muito bom. Os alunos participaram e interagiram bastante. Houve muita troca de ideias”, completou.
O objetivo do Departamento de Física é realizar outros módulos ministrados por alunos. As próximas atividades devem envolver os temas física moderna e acústica.
Crédito das fotos: Cristiane Tavolaro
no images were found