Alunos criam talk show para “entrevistar a escola”

Publicado em 29 de junho de 2016 às 13:36

Alunos do Colégio Dante Alighieri gravaram, em 10 de junho, a primeira edição do programa “Chamada”, um talk show idealizado por eles mesmos e cuja proposta, como apresentada originalmente, é de “os alunos entrevistarem a escola” – isto é, de levarem ao público, e sob a direção dos próprios estudantes, informações sobre a instituição e as pessoas que nela trabalham.

O aluno da 3ª série do Ensino Médio João Pedro Magnani é o responsável pela apresentação do programa, gravado e conduzido com o apoio de diversos alunos, que atuam em diferentes funções, tais como cinegrafista, músico e assistente de palco. A produção também conta com o apoio de profissionais dos departamentos de Audiovisual e Marketing.

A primeira entrevistada do programa foi a coordenadora-geral do Dante, professora Sandra Tonidandel, que falou inicialmente de sua história como funcionária da instituição. Ao longo da conversa, também se referiu à sua época como aluna do Colégio, e lembrou as dúvidas à época nutridas a respeito da carreira que seguiria.

“No momento dos vestibulares, me inscrevi para Direito e Biologia. Gostava das duas áreas e passei nos dois vestibulares, e acabei escolhendo Biologia. Foi bem bacana, pois percebi lá que conseguia ver a vida de outra forma, tentando ajudar as pessoas”, contou.

Entre outros assuntos, ela falou da reestruturação atual do ensino no Dante, que estabeleceu, em 2016, aulas curriculares para uma parte dos alunos também à tarde, uma alternativa que, a seu ver, permite à instituição oferecer não apenas o conteúdo específico de vestibulares, mas também experiências que garantam a formação cidadã dos dantianos. “O trabalho aqui não é só conceitual. Vocês desenvolvem muitas habilidades relacionadas à convivência em sociedade”, disse.

A professora Sandra ainda mencionou os bons resultados que os alunos vêm obtendo nos vestibulares. “Tivemos o melhor resultado nos vestibulares [de 2015] dos últimos dez anos com as mudanças do ano passado [com um programa opcional de ensino à tarde para a 3ª série do Ensino Médio]. Se você me perguntar, direi que, para mim, esse não é o modelo ideal de ensino [com muito conteúdo destinado principalmente ao vestibular]. Mas isso não depende do Dante, e sim de mudanças externas, como no sistema de vestibulares”, disse.

“Lá fora, por exemplo, as universidades levam muito em conta projetos como este [o talk show], ou como o Cientista Aprendiz”, concluiu.

A primeira edição do programa Chamada, que, além da entrevista completa com a professora Sandra Tonidandel, trará depoimentos de alunos e apresentações musicais, será disponibilizada em breve.