UNESCO/ONU aponta uso de tecnologia educacional no Dante como referência

Publicado em 4 de outubro de 2016 às 15:17
Categorias:

O Colégio Dante Alighieri foi apontado, em um documento elaborado pela UNESCO – agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para difusão da educação, ciência e cultura – como exemplo de instituição de ensino que promove o uso de ferramentas tecnológicas para o livre compartilhamento de informações e conhecimento.

A publicação trata especificamente da utilização das chamadas plataformas REA, sigla para Recursos Educacionais Abertos. O REA é uma iniciativa que busca disponibilizar gratuitamente espaços virtuais que, na qualidade de repositórios de conteúdo, podem ser utilizados por pessoas que não necessariamente trabalham no mesmo ambiente em que o material foi elaborado. Dessa forma, pessoas de qualquer lugar do mundo podem, por exemplo, enriquecer o trabalho que desenvolvem no campo da educação fazendo uso de conteúdo desenvolvido no Colégio.

O Dante criou sua plataforma REA em 2011, como parte das ações especiais realizadas no ano do centenário da instituição. Desde então, disponibilizou aproximadamente 120 arquivos em diversos formatos sobre os mais variados assuntos.

Entre eles há, por exemplo, uma série de arquivos sobre produção de conteúdo jornalístico, material desenvolvido na oficina de educomunicação Dante em Foco. Há, também, conteúdo relacionado à capacitação de professores na utilização do Moodle, outra plataforma de livre acesso usada intensamente no campo educacional. O material ali disponível também se estende a outras disciplinas, como História, Matemática, Robótica e Ciências.

O documento não ignora a eventual resistência de professores do mundo todo contra o uso desse tipo de ferramenta, mas enaltece o trabalho que vem sendo desenvolvido por diversas instituições há anos.

A seguir, alguns trechos do documento:

“O Colégio é conhecido por seu alto padrão educacional e o seu vanguardismo ao incorporar inovações tecnológicas à metodologia e ao currículo. […] Relatórios, atividades, apresentações e dissertações são os recursos mais comuns no repositório, que atualmente conta com mais de 120 recursos educacionais digitais. […] Ter o Colégio Dante Alighieri, uma das maiores e mais prestigiosas escolas do Brasil, produzindo e promovendo recursos educacionais abertos pode ser um passo fundamental para encorajar outras escolas a fazer o mesmo.”

Clique aqui para acessar a íntegra do documento. A menção ao Dante está na página 56 do documento (página 69 do arquivo .pdf).