Sobre a FeNaDANTE

Pretende-se, assim, fomentar o desenvolvimento desses projetos dentro das instituições de Ensino Básico, possibilitando um maior envolvimento dos alunos com a produção científica nas diversas áreas do conhecimento. Acredita-se que a participação do aluno em atividades relacionadas ao fazer científico, além de auxiliá-lo em seu aprendizado sobre a ciência — tornando-a parte de seu próprio mundo –, também lhe possibilita o desenvolvimento de diferentes tipos de competências e habilidades requisitadas para a vida em sociedade.

Dessa maneira, a FeNaDANTE pode ser considerada uma iniciativa sintonizada com o atual cenário educacional do país, contribuindo de modo relevante para uma sociedade mais desenvolvida nas áreas de ciências e tecnologia. Apoiar iniciativas como essa, em que estudantes de educação básica apresentam seus projetos de pré-iniciação científica para as comunidades escolar e científica, pode estimular uma maior valorização da ciência nas escolas e nas famílias. Além disso, é possível obter um maior estímulo à criatividade, ao pensamento crítico e complexo, à interação com metodologias científicas e à construção do conhecimento científico, aspectos fundamentais para o desenvolvimento dos jovens e de suas competências e competências, favorecendo o diálogo de forma equânime com as demandas do mundo contemporâneo.

Como forma de incentivo para esses jovens pesquisadores, a 6ª FeNaDANTE – edição César Lattes, na qualidade de evento internacional, promoverá em 2024 o encontro de talentosos estudantes do mundo todo, ampliando seus espaços de diálogo e enriquecendo o repertório cultural dos participantes.