5ª Edição

5ª FeNaDANTE contou com 134 projetos finalistas

5ª FeNaDANTE promove imersão científica e cultural para jovens pesquisadores

Entre os dias 25 e 30 de setembro foi realizada a 5ª edição da FeNaDANTE (Feira de Ciência e Tecnologia das Nações – Colégio Dante Alighieri), que pelo terceiro ano consecutivo aconteceu em caráter internacional. Ao todo, foram selecionados 134 projetos desenvolvidos por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, oriundos de 18 estados brasileiros de todas as regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste) e de outros cinco países, sendo eles: Argentina, Chile, Paraguai, Peru e México.

O evento, ocorrido no ginásio Túlio Nelson Canali, ofereceu uma programação recheada de atividades que proporcionaram muitas trocas acadêmicas. Além da abertura e do encerramento, a feira contou com:

Cerimônia de Premiação

No último sábado, dia 30 de setembro, o presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, abriu o evento com uma fala ressaltando a importância do saber científico na construção de um mundo melhor.

“É sempre um momento muito especial para o nosso Colégio. É mais um passo que damos em conjunto, para que o nosso Brasil e as nossas Américas sigam um caminho único, de tolerância, de conhecimento e de expertise. É o único caminho que leva a união a um mundo que hoje fala em guerra, separação e destruição. Vocês irão fazer a harmonia do mundo através do conhecimento. O Dante tem muito orgulho de participar e organizar um evento como este. Muito obrigado a todos pela presença.”

O presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, na 5ª FeNaDANTE

Em seguida, o discurso da diretora-geral educacional do Dante, professora Valdenice M.M. de Cerqueira, celebrou a oportunidade de reunir no Colégio projetos tão importantes na formação acadêmica dos alunos.

“Este trabalho incansável, somado ao apoio incondicional e à visão de futuro da presidência e da diretoria executiva, possibilitou este encontro maravilhoso entre o conhecimento construído no passado e no presente com as possibilidades de futuro, um futuro melhor, que todos os projetos aqui indistintamente buscam. Como não se sensibilizar quando jovens representando quase todos os estados brasileiros e vários países decidem, de maneira autoral, propor soluções para problemas complexos e globais? Como educadores, esse é o nosso maior troféu: criar condições para que estes mesmos jovens possam transpor barreiras pessoais e físicas e mudar o mundo.”

Professora Valdenice M.M. de Cerqueira discursa no encerramento da 5ª FeNaDANTE

Homenagem

Neste ano, a feira anunciou uma novidade entre as premiações: o prêmio Professora Sandra Maria Rudella Tonidandel, que passará a contemplar os projetos que se destacarem em metodologia científica. Trata-se de uma homenagem à idealizadora do programa Cientista Aprendiz e da própria FeNaDANTE. Formada em ciências biológicas pela USP (Universidade de São Paulo), a professora teve uma passagem de mais de 30 anos pelo Dante, tendo como último cargo o de diretora pedagógica do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio.

Bastante emocionada, a professora Sandra agradeceu a equipe do Colégio pela homenagem e deixou um recado para os jovens pesquisadores: “É a realização de um sonho ver vocês inovando, firmes e fortes, para trazer ao mundo algo autoral, que vai ficar para sempre: a inovação, a alegria e um mundo melhor com tantos projetos lindos, que só pelos títulos já sabemos que são coisas importantes e das quais vocês terão muito orgulho. Muito obrigada”.

Premiações

Além de fomentar o desenvolvimento de projetos de pré-iniciação científica em escolas do Ensino Básico, a 5ª FeNaDANTE premiou os trabalhos que obtiveram os melhores resultados nas avaliações. Foram quatro categorias de prêmios:

Pelo segundo ano consecutivo, o Dante ofereceu uma premiação especial ao indicar um estudante finalista para participar do programa de férias Summer School WebValley, que será realizado em julho de 2024, na cidade de Trento, na Itália. Na edição 2023, o projeto selecionado foi “Tecnologia aplicada à hidroponia como incentivo à agricultura urbana”, da dantiana Carolina Horita, da 2ª série do Ensino Médio.

Ao longo da semana, a FeNaDANTE recebeu mais de cem avaliadores externos, mestres e doutores das diferentes áreas do conhecimento e instituições de ensino do país, para que examinassem os projetos dos alunos e chancelassem as premiações.

Confira, abaixo, todos os premiados em cada categoria:

PRÊMIOS DE INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

Prêmio Destaque FAAP

Prêmio de Excelência FAAP

Prêmio ESPM de Excelência em Pesquisa

Prêmio ABRIC de Incentivo à Ciência

Prêmio ABRIC de Excelência

Prêmio Revista InCiência

PRÊMIOS DESTAQUE

Prêmio Professor Destaque

Prêmio Escola na Ciência

Prêmio Inovação e Sustentabilidade na Ciência