PROJETOS

UMA PROPOSTA GAMIFICADA PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO

Alunos(as): João Pedro Sita Hoshino
Prof.(a) Orientador(a): Wayner de S. Klën

Ano: 2023

Premiações

Resumo

Ao longo dos anos, o ensino de programação tem se tornado cada vez mais importante, apesar de ser negligenciado por grande parte da população. No âmbito dessa questão, a linguagem Python é a mais recomendada como linguagem inicial para novos programadores, por ser fácil de aprender, de alto nível, com grande quantidade de bibliotecas, bom desempenho computacional (rápido), documentação e software gratuitos, pode ser usado em diversos sistemas operacionais e é a segunda linguagem de programação mais usada no mundo, que representa 48% dos programadores profissionais e 58% dos iniciantes. Por outro lado, no contexto brasileiro, é possível afirmar que os jogos têm um papel fundamental no cotidiano do país, sabendo que 77% dos brasileiros afirmam jogar jogos eletrônicos (cerca de 100 milhões) e 55% afirmam assistir a jogos. O mercado de jogos nacional também movimentou US$ 2,7 bi de janeiro a julho de 2022, ocupando a 10º posição mundial e a 1ª na América Latina, emprega 12,4 mil pessoas no desenvolvimento de games, além de que criadores de conteúdo brasileiros que faturam US$ 10 mil aumentaram em 50% entre 2020 e 2021. Além disso, o ensino por meio de jogos digitais se provou muito eficiente, pois consegue criar um ambiente agradável e prazeroso para o estudante, o que faz o aluno se engajar e se dedicar mais ainda ao aprendizado.