PROJETOS

ESTUDO NEUROCIENTÍFICO DA MÚSICA COMO FATOR DE ESTÍMULO À MEMÓRIA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Alunos(as): Gabriella de Lazari Rosa
Prof.(a) Orientador(a): Lilian Moreira dos Santos

Ano: 2023

Premiações

Resumo

A neurociência cognitiva é uma área de estudo emergente nos campos das ciências biológicas e médicas. Seu estudo particularmente nos interessa, tendo em vista a possibilidade de compreender processos que relacionam a memória e a aprendizagem. Por se tratar de uma área relativamente nova, o número de pesquisas que vinculam memória e aprendizagem é considerado baixo, o que gera lacunas na compreensão de suas funções. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo investigar se a música poderia atuar como estímulo à memória de modo que a aprendizagem de adolescentes possa ser favorecida. Sendo assim, desenvolvemos uma metodologia composta por três etapas: i) realização de um questionário exploratório a fim de compreender o nível de percepção das pessoas sobre a memória e investigar fatores que a favoreçam; ii) revisão sistemática da literatura especializada para conhecer as pesquisas que relacionam a memória e a música; e, iii) proposição de intervenção na qual estudantes do Ensino Médio serão submetidos a um teste de memória. As etapas i e ii já foram realizadas. Os resultados do questionário revelaram que 92% dos 38 indivíduos participantes consideram que a música é relevante no estímulo à memória, acionando sentimentos e lembranças de etapas ou eventos específicos. Já a revisão sistemática de dez artigos publicados entre os anos de 2003 e 2023, permitiu uma correlação entre as respostas do questionário uma vez que foi possível perceber que melodias, ao despertarem bons sentimentos, liberam um neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Além disso, os artigos revelam que os seres humanos se mostram mais suscetíveis ao aprendizado quando se encontram em condições de bem-estar e humor. Sendo assim, defendemos a hipótese de que a música pode ser utilizada como ferramenta no desenvolvimento de atividades didáticas, a fim de melhorar a habilidade cognitiva dos alunos.