PROJETOS

ESPELHO, ESPELHO MEU! EXISTE ALGUÉM NO INSTAGRAM MAIS BONITA DO QUE EU?

Alunos(as): Geórgia Diniz Moraes
Prof.(a) Orientador(a): Lilian Moreira dos Santos

Ano: 2023

Premiações

Resumo

No contexto atual, a autoimagem é definida como um termo que tem a finalidade de expressar a percepção de um indivíduo sobre si mesmo. Esse ponto de vista pode surgir com base nas interações pessoais e intrapessoais, a partir da mesma com o ambiente e as outras pessoas que estão à sua volta. Apesar de debatido na atualidade, a autoimagem vem sendo retratada desde o século XVI, por consequência dos estudos do médico e cirurgião Ambroise Paré, que iniciou suas pesquisas sobre membros fantasmas com a finalidade de entender o motivo de pacientes queixarem dores em partes do corpo que já haviam sido removidos. O objetivo da presente pesquisa é compreender como as mídias sociais incentivam a tomada de decisões de jovens por realizarem cirurgias plásticas. No contexto contemporâneo do século XXI, é de extrema relevância, colocarmos em pauta a influência dos filtros do instagram na construção da autoimagem em pessoas de diferentes idades.Um ponto de atençãosta por sua vez, será o tema discutido pelo presente projeto, tendo o intuito de descobrir qual é o limite que os filtros atuam na tomada de decisão para uma pessoa durante a realização de procedimentos estéticos. Esses sendo idealizados e criando uma expectativa, por muitas vezes irreal, de como uma pessoa pode transformar seu corpo para a forma que melhor lhe convém, seguindo os ideais de uma foto, sendo esse o principal ponto de pesquisa.