PROJETOS

AFROBr: IMERSÃO VIRTUAL EM MONUMENTOS HISTÓRICOS COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM ANTIRRACISTA EM CONFORMIDADE COM A LEI FEDERAL 10.639/03

Alunos(as): Caroline Cardoso da Silva e Flávia Oshika Salvi
Prof.(a) Orientador(a): Lilian Moreira dos Santos

Ano: 2023

Premiações

Resumo

A Lei Federal 10.639/03, sancionada em 2003, tornou obrigatório o ensino da História e Cultura afro-brasileira na Educação Básica das escolas. Ela foi implementada com o objetivo de popularizar a História e Cultura afro-brasileira na Educação, dado o reconhecimento de uma situação persistente de discriminação racial sofrida pela população negra. A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver propostas educacionais que promovam a Lei 10.639/03 em espaços formativos de ensino e aprendizagem. Com a nossa proposta, esperamos estimular reflexões acerca do preconceito racial por meio da valorização da História e da Cultura afro-brasileira em unidades de ensino, empregando tecnologias imersivas em sequências didáticas que valorizem personalidades negras de relevância histórica, a partir de monumentos históricos. Com este propósito, realizamos uma visita ao projeto “/de/monumenta” na Universidade de São Paulo, onde vivenciamos uma imersão virtual em monumentos históricos presentes na cidade. Diante do analisado, realizamos um levantamento documental que tinha como objetivo identificar monumentos que homenageiam pessoas negras. Selecionamos os monumentos da Mãe Preta, Luís Gama e Zumbi dos Palmares. Um levantamento histórico sobre a vida dos personagens, bem como o monumento produzido, também foi realizado. A partir disso, trabalhamos em duas frentes: elaboração de um plano de aulas com a imersão virtual dos monumentos em sala de aula e criação de protótipos dos personagens históricos. Os protótipos foram construídos a partir das plataformas “TinkerCad” e “3Dthis”. A presente pesquisa ainda encontra-se em desenvolvimento com etapas de otimização dos planos e dos protótipos. Esperamos que em um futuro próximo seja possível desenvolver e aplicar uma sequência didática empregando o plano de aulas e os protótipos desenvolvidos em uma turma de Ensino Fundamental.